Escolha uma Página

Anais dos Seminários Discentes

Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF ISSN: 2965-0119

Seminário Discente 2009

O papel do intelectual e a pesquisa em educação

27 a 29 de maio de 2009

Programa de Pós-Graduação em Educação – UFF

 

v. 1 n. 1 (2009). Anais do Seminário Discente

Volume 1, 2009         ISSN: 1984-9567    Total de trabalhos: 95

Apresentação

O Seminário Discente é uma iniciativa do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Contando com o apoio da Coordenação do Programa e, ainda, da Coordenação do Curso de Pedagogia e seus Departamentos, o Seminário é veículo de divulgação, tanto de estudos de dissertação, quanto de teses de doutoramento, em fase de produção junto ao referido Programa.

No contexto de expansão da educação em todos os níveis e modalidades, com predomínio de interesses mercantis que desafiam a regulação estatal de caráter público e comprometem, não apenas, a formação, mas sobretudo, a transmissão do conhecimento socialmente acumulado, a pesquisa e, ainda, a produção intelectual, muitas são as questões em torno da educação, em geral, e da pós-graduação, em particular, como lugar privilegiado de formação profissional e intelectual do pensamento crítico e autônomo. É neste contexto que o posicionamento de intelectuais tem se tornado mais complexo. Por onde passa a intervenção do intelectual e de que modo enfrentar e intervir na realidade?

O tema desta edição, O papel do intelectual e a pesquisa em educação, busca refletir e debater criticamente sobre estas questões .

Objetivos

Espaço-tempo privilegiado de reflexões e debates acerca de questões contemporâneas no campo educacional, em geral, e na pesquisa em educação, em particular, o Seminário Discente tem como objetivo geral divulgar projetos de pesquisas em desenvolvimento ou desenvolvidos junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Como objetivo específico, o Seminário busca promover o debate entre professores e estudantes dos diferentes campos de confluência do Programa, em torno de questões do campo educacional.

Apresentação Seminario Discente 2009 PPGEdu UFF

BRUNO B. Jr. Palestra encerramneto Intelectuais da pós 1

TRABALHOS

Eixo 2: Didática, Formação e Profissão Docente (20)

PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: SEUS SABERES E SUAS INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO – Anderson Rocha da Silva

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – PEJA: CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA– André Luiz Gils

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA PRÁTICA DIALÓGICA – Andréa Serpa

VISÕES DE PROFESSOR NO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS (1950-70): UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DE MANUAIS DE CIÊNCIAS– Carla Wanderley de Moraes

O DESTINO SOCIAL DOS FILHOS DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS: A UNIVERSIDADE PÚBLICA COMO LIMITE? – Cibelle Cristina Lopes e Silva

INFLUÊNCIAS DE MÃES EDUCADORAS NO DESTINO SOCIAL DE SEUS FILHOS: A CONSTITUIÇÃO DOS HERDEIROS SEM HISTÓRIA? – Cibelle Cristina Lopes e Silva

A POÉTICA DA PESQUISA: FORMAÇÃO DOCENTE – Cristiana Callai de Souza

O MACRO E O MICRO NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: TERRITÓRIOS EM DISPUTA – Diego Jorge Ferreira

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A IDENTIDADE DOCENTE – Edinaldo Medeiros Carmo

UM TREM RUMO ÀS ESTRELAS: A OFICINA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA – Everardo Paiva de Andrade

PARCERIA UFF-ESCOLA BÁSICA: CONSTRUÇÃO E REFLEXOS NA LICENCIATURA EM FÍSICA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE DISCURSOS – Isa Costa

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕE S DE ANÍSIO TEIXEIRA E PAULO FREIRE – Isa Costa e Luciana M. L. S. V. Torres

PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA E SEUS SABERES: A QUESTÃO DOS GÊNEROS DO DISCURSO – Josiane de Souza Soares

EXPLICAÇÕES TELEOLÓGICAS NO ENSINO DE EVOLUÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS SABERES MOBILIZADOS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA – Maicon J. C. Azevedo

A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE À FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – Marcelo Pereira Marujo

DIMENSÕES FORMATIVAS EM CONFRONTO NA PRÁTICA DE ENSINO ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO DE PERCURSOS DE LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Mariana Lima Vilela

ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: SOBRE DIFERENÇAS E DIFERENÇAS – Sabrina Trica Rocha e Valdelúcia Alves da Costa

O PROFESSOR COMO (ANTI)HERÓI DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE NA LÓGICA NEOLIBERAL – Sergio Ricardo Alves de Oliveira

AS PRÁTICAS DOCENTES E A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Vanessa de Abreu Camasmie

AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A SEXUALIDADE – Virginia Georg Schindhelm

 

Eixo 3: Ciência, Produção do Conhecimento e Educação (2)
Eixo 5: Memória e História da Educação (18)

AS PROPOSTAS DA SOCIEDADE POLÍTICA PARA O ENSINO SECUNDÁRIO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS REPUBLICANAS: A POLÊMICA SOBRE O EXAME DE MADUREZA – Beatriz Rietmann da Costa e Cunha

A AMBIÊNCIA INTELECTUAL E A CAUSA DA INSTRUÇÃO NAS DÉCADAS FINAIS DO SÉCULO XIX NO RIO DE JANEIRO – Beatriz Rietmann da Costa e Cunha

ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM BIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO 1968 – 1986 – Daniele Lima-Tavares

ENTRE PALAVRAS E SILÊNCIOS: MEMÓRIAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE MULHERES NEGRAS EM JUIZ DE FORA – 1950/1970 – Giane Elisa Sales de Almeida

NAS TRAMAS DO TEMPO: CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX EM RIO BRANCO – ACRE – Giane Lucélia Grotti Silveira

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO INDÍGENA NO VALE DO JURUÁ: ATUAÇÃO, FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES – José Alessandro Cândido da Silva

LIVROS DIDÁTICOS E METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA – Julio Henrique da Silva Pereira

O PROCESSO CONSTITUIÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: DADOS DE UMA HISTÓRIA RECENTE (1971 – 1995) – Manna Nunes Maia

A EDUCAÇÃO E IMIGRAÇÃO: A MEMÓRIA DOS ÁRABES NO BRASIL – Marcela Maria Freire Sanches

A CONTRIBUIÇÃO DE RELIGIOSOS ALEMÃES NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE CRUZEIRO DO SUL – Maria Irinilda da Silva Bezerra

CONHECIMENTOS ECOLÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS DE SUA CONSTITUIÇÃO – Maria Margarida Gomes

A BOTÂNICA NA DISCIPLINA ESCOLAR: DE PROTAGONISTA NA HISTÓRIA NATURAL À CONVIDADA NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Maria Cristina Ferreira dos Santos e Sandra Escovedo Selles

O PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO DE UMA DISCIPLINA ESCOLAR NO COLÉGIO PEDRO II: DO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL À BIOLOGIA – Mariana Cassab

EDUCAÇÃO E MAÇONARIA: AS CONFERÊNCIAS POPULARES DA GLÓRIA COMO ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO DO IDEÁRIO EDUCACIONAL MAÇÔNICO (1873/1889) – Milena Aparecida Almeida Candiá

MEMÓRIAS E TRAJETÓRIAS DOS ALUNOS DAS PRIMEIRAS TURMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: UMA CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1970 – Priscila Artte Rosa Nascimento

CARLOS DE LAET: ENTRE O MAGISTÉRIO, AS LETRAS E A FÉ – Rosana Llopis Alves

LÍNGUA NACIONAL E INSTRUÇÃO NA FORMAÇÃO DO IMPÉRIO DO BRASIL. DEBATE DE PROJETOS E DISCUSSÃO DE IDÉIAS – Vanessa Barbosa do Nascimento

MEMÓRIAS LIBERADAS – Devyson Carvalho Duarte Pereira

Eixo 7: Cultura, Linguagens e Arte (21)

A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS: (RE) CONSTRUÇÃO DA LÍNGUA E CULTURA PUYANAWAS, A PARTIR DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS – Francisca Adma de Oliveira Martins

UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS PRÁTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE FAMÍLIAS BRANCAS E NEGRAS – Alexandra Resende Campos

A RELAÇÃO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS COM A MÍDIA RADIOFÔNICA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO – Ana Baumworcel

ALGUMAS APROXIMAÇÕES SOBRE ETNOGRAFIA COM CRIANÇAS – Bruno Muniz Figueiredo Costa

“MAFALDA NA SALA DE AULA: QUADRINHOS, IDEOLOGIA E CONTRAHEGEMONIA NO ENSINO DE HISTÓRIA” – Carlos Eduardo Rebuá Oliveira

CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS NOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO NA FAMÍLIA CANDOMBLECISTA E NA ESCOLA – Eduardo Quintana

CRIANÇAS LEITORAS E LEITURAS INQUIETANTES – Lauren Souza do Nascimento Marchesano

LÍNGUA INGLESA COMO INSERÇÃO SOCIAL: EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DAS CLASSES POPULARES – Luciana Maria Saldanha Kuenerz

CULTURAS E TERRITORIALIDADES INFANTIS NO AMBIENTE HOSPITALAR – Luciene Karine da Silva Rocha

ENTRE O QUILOMBO E A CIDADE: TRAJETÓRIAS DE INDIVIDUAÇÃO DE JOVENS MULHERES NEGRAS – Priscila da Cunha Bastos

PELA LENTE DA CRIANÇA, IMAGENS DE LEITURAS DO “MUNDO-RUA” – Regina Frigério e Jader Janer Moreira Lopes

A PSICOLOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS DÉCADAS 10 E 20: PARTICULARIDADES HISTÓRICAS, INTERLOCUTORES E CAMPOS DE DIÁLOGO – Rosane Barbosa Marendino

“O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE”: TRILHAS DE UMA INFÂNCIA ENTRE A ESCOLA E O LIXÃO – Simone de Oliveira da Silva Santos

Os desafios da escrita de textos no papel no Ensino Fundamental: um estudo sobre produção e revisão textual – Solange Maria Pinto Tavares

O CORPO NA ESCOLA: UMA LINGUAGEM COMO EXPRESSÃO DE MÚLTIPLAS IMAGENS – Tania Marta Costa Nhary

PATRIMÔNIO E A EDUCAÇÃO: A CONCEPÇÃO DE PATRIMÔNIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM – Uhelinton Fonseca Viana

LEITOR E LEITURA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA DE ALUNOS DO NONO ANO DE ESCOLARIDADE – Edilaine Vilar Kirk

ROMPENDO PARADIGMAS, DESAFIANDO O INSTITUÍDO: A EXPERIÊNCIA DA MULTI-IDADE NA UMEI ROSALINA DE ARAÚJO COSTA – Adriana Santos da Mata

EXPECTATIVAS DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO. O QUE ELES ESPERAM DA ESCOLA? – Adriano Gama de Oliveira

CULTURAS DA INFÂNCIA: UMA ANÁLISE PELO VIÉS DE CLASSE SOCIAL E GERAÇÃO – Deise Arenhart

RELAÇÕES DIALÓGICAS DO/NO (CON)TEXTO ESCOLAR: AS VOZES QUE CONSTITUEM O TEXTO DOS ALUNOS – Lídia Maria Ferreira de Oliveira

 

  • Eixo 1: Avaliação, Currículo e Gestão Escolar
  • Eixo 2: Didática, Formação e Profissão Docente
  • Eixo 3: Ciência, Produção do Conhecimento e Educação
  • Eixo 4: Movimentos Sociais e Educação
  • Eixo 5: Memória e História da Educação
  • Eixo 6: Pesquisas em Educação: Abordagens Teóricas e Métodos
  • Eixo 7: Cultura, Linguagens e Arte
  • Eixo 8: Educação Básica
  • Eixo 9: EJA e Educação Profissional
  • Eixo 10: Educação Superior

Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2009

Comissão Científica

  • Alessandro Franco
  • Amália Dias
  • Eduardo Quintana
  • Manna Nunes
  • Regina Frigério
  • Rosane Marendino
  • Zuleide S. Silveira

 

ISSN : 1984-9567
Niterói, 2009. 1ª edição
Anais do Seminário Discente 2009 do Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal Fluminense

Periodicidade: anual
(mai. 2009)

 

 

Anais do Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF

Ano: 2009

ISSN: 1984-9567

Periodicidade:  Anual

 

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Reitor
Roberto de Souza Salles

Vice-Reitor
Manoel Paiva de Andrade

FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Diretora
Márcia Pessanha

Vice-Diretor
Jorge Najjar

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Coordenadora
Léa Pinheiro Paixão

Vice-Coordenadora
Maria Cecília Fantinato

Técnicos-Administrativos
Isabela Santa Cruz
Fátima Rocha
Sueli Mancebo
Vanda Feijó

COMISSÃO ORGANIZADORA
Alessandro Franco
Amália Dias
Eduardo Quintana
Manna Nunes
Regina Frigério
Rosane Marendino
Zuleide S. Silveira

DESIGNER GRÁFICO
Ricardo de Oliveira
(Estudante do 5º período do Curso de Informática do CEFET-RJ)

 

A Comissão Organizadora agradece a colaboração recebida da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação, da Secretaria do Programa e da Faculdade de Educação, assim como dos professores convidados para as mesas e sessões de comunicação.
A todos os alunos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação e aos alunos da Graduação da Faculdade de Educação, dedicamos este evento e nosso trabalho.

Skip to content