Anais dos Seminários Discentes
Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF ISSN: 2965-0119
Seminário Discente 2009
O papel do intelectual e a pesquisa em educação
27 a 29 de maio de 2009
Programa de Pós-Graduação em Educação – UFF
v. 1 n. 1 (2009). Anais do Seminário Discente
Volume 1, 2009 ISSN: 1984-9567 Total de trabalhos: 95
Apresentação
O Seminário Discente é uma iniciativa do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Contando com o apoio da Coordenação do Programa e, ainda, da Coordenação do Curso de Pedagogia e seus Departamentos, o Seminário é veículo de divulgação, tanto de estudos de dissertação, quanto de teses de doutoramento, em fase de produção junto ao referido Programa.
No contexto de expansão da educação em todos os níveis e modalidades, com predomínio de interesses mercantis que desafiam a regulação estatal de caráter público e comprometem, não apenas, a formação, mas sobretudo, a transmissão do conhecimento socialmente acumulado, a pesquisa e, ainda, a produção intelectual, muitas são as questões em torno da educação, em geral, e da pós-graduação, em particular, como lugar privilegiado de formação profissional e intelectual do pensamento crítico e autônomo. É neste contexto que o posicionamento de intelectuais tem se tornado mais complexo. Por onde passa a intervenção do intelectual e de que modo enfrentar e intervir na realidade?
O tema desta edição, O papel do intelectual e a pesquisa em educação, busca refletir e debater criticamente sobre estas questões .
Objetivos
Espaço-tempo privilegiado de reflexões e debates acerca de questões contemporâneas no campo educacional, em geral, e na pesquisa em educação, em particular, o Seminário Discente tem como objetivo geral divulgar projetos de pesquisas em desenvolvimento ou desenvolvidos junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.
Como objetivo específico, o Seminário busca promover o debate entre professores e estudantes dos diferentes campos de confluência do Programa, em torno de questões do campo educacional.
Apresentação Seminario Discente 2009 PPGEdu UFF
BRUNO B. Jr. Palestra encerramneto Intelectuais da pós 1
TRABALHOS
Eixo 1: Avaliação, Currículo Gestão Escolar (3)
A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PARA TODOS: O PROJETO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – Allan Damasceno
CICLOS DE FORMAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL MESTRA FININHA EM NITERÓI, PELA LENTE DE SEUS EDUCADORES – Andrea Pierre dos Reis
A TEORIA CURRICULAR PROPOSTA POR RALPH WINFRED TYLER NA DÉCADA DE 1940 E SEUS DESDOBRAMENTOS NA CONTEMPORANEIDADE – Marcela Moraes de Castro
Eixo 2: Didática, Formação e Profissão Docente (20)
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: SEUS SABERES E SUAS INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO – Anderson Rocha da Silva
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – PEJA: CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA– André Luiz Gils
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UMA PRÁTICA DIALÓGICA – Andréa Serpa
VISÕES DE PROFESSOR NO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS (1950-70): UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DE MANUAIS DE CIÊNCIAS– Carla Wanderley de Moraes
O DESTINO SOCIAL DOS FILHOS DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS: A UNIVERSIDADE PÚBLICA COMO LIMITE? – Cibelle Cristina Lopes e Silva
INFLUÊNCIAS DE MÃES EDUCADORAS NO DESTINO SOCIAL DE SEUS FILHOS: A CONSTITUIÇÃO DOS HERDEIROS SEM HISTÓRIA? – Cibelle Cristina Lopes e Silva
A POÉTICA DA PESQUISA: FORMAÇÃO DOCENTE – Cristiana Callai de Souza
O MACRO E O MICRO NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: TERRITÓRIOS EM DISPUTA – Diego Jorge Ferreira
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A IDENTIDADE DOCENTE – Edinaldo Medeiros Carmo
UM TREM RUMO ÀS ESTRELAS: A OFICINA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA – Everardo Paiva de Andrade
PARCERIA UFF-ESCOLA BÁSICA: CONSTRUÇÃO E REFLEXOS NA LICENCIATURA EM FÍSICA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE DISCURSOS – Isa Costa
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕE S DE ANÍSIO TEIXEIRA E PAULO FREIRE – Isa Costa e Luciana M. L. S. V. Torres
PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA E SEUS SABERES: A QUESTÃO DOS GÊNEROS DO DISCURSO – Josiane de Souza Soares
EXPLICAÇÕES TELEOLÓGICAS NO ENSINO DE EVOLUÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS SABERES MOBILIZADOS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA – Maicon J. C. Azevedo
A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE À FORMAÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – Marcelo Pereira Marujo
DIMENSÕES FORMATIVAS EM CONFRONTO NA PRÁTICA DE ENSINO ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO DE PERCURSOS DE LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Mariana Lima Vilela
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: SOBRE DIFERENÇAS E DIFERENÇAS – Sabrina Trica Rocha e Valdelúcia Alves da Costa
O PROFESSOR COMO (ANTI)HERÓI DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE NA LÓGICA NEOLIBERAL – Sergio Ricardo Alves de Oliveira
AS PRÁTICAS DOCENTES E A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Vanessa de Abreu Camasmie
AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A SEXUALIDADE – Virginia Georg Schindhelm
Eixo 3: Ciência, Produção do Conhecimento e Educação (2)
A ERA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CONTEXTO HISTÓRICO E AS DISTINTAS DIMENSÕES DA AC – Alessandro Machado Franco Batista
TENSÕES E CONFLITOS ENTRE CONCEITOS BIOLÓGICOS FRENTE A VISÕES DE MUNDO DE ALUNOS EVANGÉLICOS1 DE – Luís Fernando Marques Dorvillé e Sandra Escovedo Selles
Eixo 4: Movimentos Sociais e Educação (5)
ATOS COMUNICACIONAIS DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: VOZES E RESISTÊNCIA DA ESCOLA-PRISÃO – Janaina de Fátima Silva Abdalla
JOVENS FEMINISTAS: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO JUVENIL NO FEMINISMO DO RIO DE JANEIRO – Julia Paiva Zanetti
COTIDIANO ESCOLAR DE ESTUDANTES GAYS E LÉSBICAS – Maximiano Henrique Romano Coutinho Santos
JUVENTUDE NEGRA: CONDIÇÃO JUVENIL, IDENTIDADE RACIAL E AÇÃO COLETIVA EM NOVOS CONTEXTOS DE PARTICIPAÇÃO – Mônica Sacramento
LIBERTAÇÃO, HEGEMONIA E DEMOCRACIA: O MST E O PROJETO POPULAR NA REDEMOCRATIZAÇÃO – Vitor Martins Fraga
Eixo 5: Memória e História da Educação (18)
AS PROPOSTAS DA SOCIEDADE POLÍTICA PARA O ENSINO SECUNDÁRIO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS REPUBLICANAS: A POLÊMICA SOBRE O EXAME DE MADUREZA – Beatriz Rietmann da Costa e Cunha
A AMBIÊNCIA INTELECTUAL E A CAUSA DA INSTRUÇÃO NAS DÉCADAS FINAIS DO SÉCULO XIX NO RIO DE JANEIRO – Beatriz Rietmann da Costa e Cunha
ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM BIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO 1968 – 1986 – Daniele Lima-Tavares
ENTRE PALAVRAS E SILÊNCIOS: MEMÓRIAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE MULHERES NEGRAS EM JUIZ DE FORA – 1950/1970 – Giane Elisa Sales de Almeida
NAS TRAMAS DO TEMPO: CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX EM RIO BRANCO – ACRE – Giane Lucélia Grotti Silveira
TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO INDÍGENA NO VALE DO JURUÁ: ATUAÇÃO, FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES – José Alessandro Cândido da Silva
LIVROS DIDÁTICOS E METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA – Julio Henrique da Silva Pereira
O PROCESSO CONSTITUIÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: DADOS DE UMA HISTÓRIA RECENTE (1971 – 1995) – Manna Nunes Maia
A EDUCAÇÃO E IMIGRAÇÃO: A MEMÓRIA DOS ÁRABES NO BRASIL – Marcela Maria Freire Sanches
A CONTRIBUIÇÃO DE RELIGIOSOS ALEMÃES NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE CRUZEIRO DO SUL – Maria Irinilda da Silva Bezerra
CONHECIMENTOS ECOLÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS DE SUA CONSTITUIÇÃO – Maria Margarida Gomes
A BOTÂNICA NA DISCIPLINA ESCOLAR: DE PROTAGONISTA NA HISTÓRIA NATURAL À CONVIDADA NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Maria Cristina Ferreira dos Santos e Sandra Escovedo Selles
O PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO DE CONSTRUÇÃO DE UMA DISCIPLINA ESCOLAR NO COLÉGIO PEDRO II: DO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL À BIOLOGIA – Mariana Cassab
EDUCAÇÃO E MAÇONARIA: AS CONFERÊNCIAS POPULARES DA GLÓRIA COMO ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO DO IDEÁRIO EDUCACIONAL MAÇÔNICO (1873/1889) – Milena Aparecida Almeida Candiá
MEMÓRIAS E TRAJETÓRIAS DOS ALUNOS DAS PRIMEIRAS TURMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: UMA CONTRIBUIÇÃO À HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1970 – Priscila Artte Rosa Nascimento
CARLOS DE LAET: ENTRE O MAGISTÉRIO, AS LETRAS E A FÉ – Rosana Llopis Alves
LÍNGUA NACIONAL E INSTRUÇÃO NA FORMAÇÃO DO IMPÉRIO DO BRASIL. DEBATE DE PROJETOS E DISCUSSÃO DE IDÉIAS – Vanessa Barbosa do Nascimento
MEMÓRIAS LIBERADAS – Devyson Carvalho Duarte Pereira
Eixo 6: Pesquisas em Educação: Abordagens Teóricas e Métodos (5)
FONTES E MÉTODOS PARA O ESTUDO DA PROFISSÃO DOCENTE NO COLÉGIO PEDRO II – Amália Dias
EXPERIMENTAR A EDUCAÇÃO E ENSAIAR SUA ESCRITA – Anelice Ribetto
UM OUTRO MUNDO NO MUNDO DA ESCOLA: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE A ESCOLA E UM GRUPO DE CATADORAS DE UM LIXÃO – Elaine Ferreira Rezende de Oliveira
O MUNDO DE VIDA DAS CRIANÇAS. TECENDO OS FIOS DAS NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS NA PESQUISA COM O COTIDIANO – Maria Terezinha Espinosa de Oliveira
QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Marta Lima de Souza
Eixo 7: Cultura, Linguagens e Arte (21)
A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS INDÍGENAS: (RE) CONSTRUÇÃO DA LÍNGUA E CULTURA PUYANAWAS, A PARTIR DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS – Francisca Adma de Oliveira Martins
UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS PRÁTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE FAMÍLIAS BRANCAS E NEGRAS – Alexandra Resende Campos
A RELAÇÃO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS COM A MÍDIA RADIOFÔNICA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO – Ana Baumworcel
ALGUMAS APROXIMAÇÕES SOBRE ETNOGRAFIA COM CRIANÇAS – Bruno Muniz Figueiredo Costa
“MAFALDA NA SALA DE AULA: QUADRINHOS, IDEOLOGIA E CONTRAHEGEMONIA NO ENSINO DE HISTÓRIA” – Carlos Eduardo Rebuá Oliveira
CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS NOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO NA FAMÍLIA CANDOMBLECISTA E NA ESCOLA – Eduardo Quintana
CRIANÇAS LEITORAS E LEITURAS INQUIETANTES – Lauren Souza do Nascimento Marchesano
LÍNGUA INGLESA COMO INSERÇÃO SOCIAL: EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DAS CLASSES POPULARES – Luciana Maria Saldanha Kuenerz
CULTURAS E TERRITORIALIDADES INFANTIS NO AMBIENTE HOSPITALAR – Luciene Karine da Silva Rocha
ENTRE O QUILOMBO E A CIDADE: TRAJETÓRIAS DE INDIVIDUAÇÃO DE JOVENS MULHERES NEGRAS – Priscila da Cunha Bastos
PELA LENTE DA CRIANÇA, IMAGENS DE LEITURAS DO “MUNDO-RUA” – Regina Frigério e Jader Janer Moreira Lopes
A PSICOLOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS DÉCADAS 10 E 20: PARTICULARIDADES HISTÓRICAS, INTERLOCUTORES E CAMPOS DE DIÁLOGO – Rosane Barbosa Marendino
“O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE”: TRILHAS DE UMA INFÂNCIA ENTRE A ESCOLA E O LIXÃO – Simone de Oliveira da Silva Santos
Os desafios da escrita de textos no papel no Ensino Fundamental: um estudo sobre produção e revisão textual – Solange Maria Pinto Tavares
O CORPO NA ESCOLA: UMA LINGUAGEM COMO EXPRESSÃO DE MÚLTIPLAS IMAGENS – Tania Marta Costa Nhary
PATRIMÔNIO E A EDUCAÇÃO: A CONCEPÇÃO DE PATRIMÔNIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM – Uhelinton Fonseca Viana
LEITOR E LEITURA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA DE ALUNOS DO NONO ANO DE ESCOLARIDADE – Edilaine Vilar Kirk
ROMPENDO PARADIGMAS, DESAFIANDO O INSTITUÍDO: A EXPERIÊNCIA DA MULTI-IDADE NA UMEI ROSALINA DE ARAÚJO COSTA – Adriana Santos da Mata
EXPECTATIVAS DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO. O QUE ELES ESPERAM DA ESCOLA? – Adriano Gama de Oliveira
CULTURAS DA INFÂNCIA: UMA ANÁLISE PELO VIÉS DE CLASSE SOCIAL E GERAÇÃO – Deise Arenhart
RELAÇÕES DIALÓGICAS DO/NO (CON)TEXTO ESCOLAR: AS VOZES QUE CONSTITUEM O TEXTO DOS ALUNOS – Lídia Maria Ferreira de Oliveira
Eixo 8: Educação Básica (7)
PDE EM DEBATE: MOBILIZAÇÃO SOCIAL E GESTÃO PARTICIPATIVA – Alzira Batalha Alcântara
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS – Deise Guilhermina da Conceição
ESCOLA E SEXUALIDADE: DIFERENTES CONCEPÇÕES, MUITOS DESAFIOS – Eliana Fátima de Almeida Reis
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A DEMANDA POR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFF – Gisela Paula da Silva Faitanin e Valdelúcia Alves da Costa
SUJEITOS DA ESCRITA E DO LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Inez Helena Muniz Garcia
A REVISTA NOVA ESCOLA E OS INTELECTUAIS ORGÂNICOS DO CAPITAL: PALAVRAS INICIAIS – Mônica Ribeiro de Araújo
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS:AS EXPERIÊNCIAS DA ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE/NITERÓI /RJ – Rosana Maria do Prado Luz Meireles
Eixo 9: EJA e Educação Profissional (8)
OS RIBEIRINHOS DO JURUÁ: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE – Adriana Ramos dos Santos
A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS: UMA ANÁLISE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE ESTÍMULO AO PRIMEIRO EMPREGO – Carlos Soares Barbosa
DUAS FACES DA MESMA MOEDA: EVASÃO DOS ALUNOS ADOLESCENTES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PEJA) NO CIEP MINISTRO MARCOS FREIRE EM SEPETIBA – Cláudio Homero Diniz
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO CURSO NORMAL SUPERIOR NO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO E A SUA ADEQUAÇÃO EM CURSO DE PEDAGOGIA – Glória de Melo Tonácio
A PRÁTICA ESCRITURÍSTICA NO COTIDIANO DE UMA CLASSE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O EMPREGO DE TÁTICAS E A PRODUÇÃO DO INÉDITO-VIÁVEL – Juliana Bello Lopes
SISTEMA CONFEF/CREF’S E AS NOVAS ESTRATÉGIAS DE COOPTAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO FÍSICA – Lionel dos Santos Feitosa Rodrigues
“COMEÇAR DE NOVO”: UM ESTUDO SOBRE TRAJETÓRIAS DE JOVENS NA EJA – Mariane Brito da Costa
POLÍTICAS DE ENSINO MÉDIO PARA ESTUDANTES TRABALHADORES APÓS A IMPLANTAÇÃO DA NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES – LDB/96 – Samia Maria do Socorro Pontes El-Hassani
Eixo 10: Educação Superior (6)
AS AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POLÍTICA DE INCLUSÃO À LÓGICA DO CAPITAL – Erika Suruagy Assis de Figueiredo
MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A RELAÇÃO ENTRE O BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO E AS POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL – Marcelle Tenorio Monteiro Gomes
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: EXPRESSÃO CONTEMPORÂNEA DA DUALIDADE ESTRUTURAL DA EDUCAÇÃO? – Poliana Viana Rangel
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA REVOLUÇÃO DENTRO OU CONTRA A ORDEM? – Rachel Aguiar Estevam do Carmo
POLÍTICAS DE PESSOAL DOCENTE DO GOVERNO LULA: UMA ANÁLISE DO REUNI E SEUS DESDOBRAMENTOS – José Renato Bez de Gregório
A PRODUÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO GOVERNO LULA DA SILVA – Zuleide Simas da Silveira
- Eixo 1: Avaliação, Currículo e Gestão Escolar
- Eixo 2: Didática, Formação e Profissão Docente
- Eixo 3: Ciência, Produção do Conhecimento e Educação
- Eixo 4: Movimentos Sociais e Educação
- Eixo 5: Memória e História da Educação
- Eixo 6: Pesquisas em Educação: Abordagens Teóricas e Métodos
- Eixo 7: Cultura, Linguagens e Arte
- Eixo 8: Educação Básica
- Eixo 9: EJA e Educação Profissional
- Eixo 10: Educação Superior
ISSN : 1984-9567
Niterói, 2009. 1ª edição
Anais do Seminário Discente 2009 do Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal Fluminense
Periodicidade: anual
(mai. 2009)
Anais do Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2009
ISSN: 1984-9567
Periodicidade: Anual
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Reitor
Roberto de Souza Salles
Vice-Reitor
Manoel Paiva de Andrade
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Diretora
Márcia Pessanha
Vice-Diretor
Jorge Najjar
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Coordenadora
Léa Pinheiro Paixão
Vice-Coordenadora
Maria Cecília Fantinato
Técnicos-Administrativos
Isabela Santa Cruz
Fátima Rocha
Sueli Mancebo
Vanda Feijó
COMISSÃO ORGANIZADORA
Alessandro Franco
Amália Dias
Eduardo Quintana
Manna Nunes
Regina Frigério
Rosane Marendino
Zuleide S. Silveira
DESIGNER GRÁFICO
Ricardo de Oliveira
(Estudante do 5º período do Curso de Informática do CEFET-RJ)
A Comissão Organizadora agradece a colaboração recebida da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação, da Secretaria do Programa e da Faculdade de Educação, assim como dos professores convidados para as mesas e sessões de comunicação.
A todos os alunos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação e aos alunos da Graduação da Faculdade de Educação, dedicamos este evento e nosso trabalho.