Anais dos Seminários Discentes
Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF ISSN: 2965-0119
v. 6 n. 1 (2021). Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF
Volume 6, 2021 ISSN: 2965-0119 Total de trabalhos: 103
Acesse também no site do evento
E as mesas online
Apresentação
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
TRABALHOS
EIXO 1 – Memória, História e Instituições Educacionais (13)
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA NO COLÉGIO NOVA FRIBURGO: UM MAPEAMENTO DA REVISTA CURRICULUM – Luisa Frickes
DOCÊNCIA: UMA PROFISSÃO QUE SE CONSTRÓI COM O NARRAR – Hosana do Nascimento Ramôa; Julia Dionísio Cavalcante da Silva
ENCONTROS INTERGERACIONAIS DOCENTES: CAMINHOS DA PESQUISA-FORMAÇÃO – Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga
GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES A PARTIR DA ANÁLISE DOS CIEPS FLUMINENSES – Victor Loback
FORMAÇÃO DE IDENTIDADES: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DO ENSINO FOLCLÓRICO – Bianca Jucá Bender
JOSÉ VERÍSSIMO E OLAVO BILAC: INTELECTUAIS, PATRIOTISMO EEDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA – Ednilsa Mendonça
L.S. VIGOTSKI: UM ESTUDO COMPARATIVO DE OBRAS PUBLICADAS NO BRASIL E IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO – Mateus Thaler Beck; Zoia Prestes
NILZA VIEIRA, UMA INTELECTUAL DO CHÃO DA ESCOLA NO ENSINO DE CIÊNCIAS – Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba; Sandra Escovedo Selles
O LABORATÓRIO DE CURRÍCULOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1975-1979) – Thais Duarte Neves
PRÁTICAS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980 NO CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI – Pedro Nogueira de Marins
PROFESSORA ALBA CAÑIZARES DO NASCIMENTO: TRAJETÓRIA E MEMÓRIA DOS ANOS 1920 – Anna Clara Granado
UM OLHAR SOBRE OS INTELECTUAIS NA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP) DE 1964 A 1967 – Reinaldo Nicolai Filho
PARTILHANDO O CAMINHAR DE UM PROJETO DE PESQUISA: A DOCUMMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL – Alessandra Guimarães Rodrigues
Eixo 2 – Democracia, movimentos sociais e culturas (09)
A PANDEMIA DO COVID-19 E O TRABALHO DOMÉSTICO: BREVES APONTAMENTOS – Luiz Augusto de Oliveira Gomes; Mahalia Gomes de Carvalho Aquino; Natália Silva Pereira
DEMOCRACIA, EDUCAÇÃO E CIBERESPAÇO: ENTRE AMEAÇAS E RESISTÊNCIA – Laís Zacharski de Oliva
DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: QUEM TEM MEDO DA LIBERDADE? – Lais Zacharski de Oliva
MOVIMENTO NEOCONSERVADOR NA AMÉRICA LATINA: IDEOLOGIA DE GÊNERO COMO BANDEIRA UNIFICADORA – Luisa Machado; Sandra Escovedo Selles
O QUE DEMANDAM OS INDUSTRIAIS PARA A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR COLETIVO NO BRASIL NEOLIBERAL – Livia Mouriño de Mello
REGISTROS E COTIDIANOS ESCOLARES: A DEMOCRACIA COMO MOVIMENTO DE POTÊNCIA, LUTA, EMBATE E DISSENSO – Patrícia Gama Temporim Cansi
REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE DEMOCRACIA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A VIDA SOCIAL DO INDIVÍDUO CONSUMIDOR – Ana Caroline Nunes Costa
REVOLUÇÃO CULTURAL EM HOBSBAMW, O JOVEM AUTÔNOMO DA DÉCADA DE 1980 E A DISSIDÊNCIA PUNK – Hélio Jorge Amaral Ribera
TRABALHO-EDUCAÇÃO E CULTURA: O “FAZER-SE” DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS NO VALE DOS LÚCIOS – Luciana M. Saldanha Kuenerz
Eixo 3 – Direito à Educação: Acesso, Permanência e Qualidade (13)
A BUSCA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO – Angélica Duarte; Natália Abreu
A OFERTA DE EJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS E NAS ESCOLAS DO CAMPO NO RIO DE JANEIRO – PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES – Caroline Andrade Fernandes; Luiza de Almeida da Cruz Campos
A QUESTÃO DA CIDADANIA NO PENSAMENTO FREIRIANO: PONTUAÇÕES PARA O DEBATE – Ana Carolina Costa Resende
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRECONCEITO: CONTRADIÇÕES SOCIAIS PRESENTES NA ESCOLA PÚBLICA – Lívia de Lima Miranda; Valdelúcia Alves da Costa
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS COLÉGIOS UNIVERSITÁRIOS: QUESTÕES INICIAIS – Michele Morgane de Melo Mattos; Valdelúcia Alves da Costa
ESCOLAS PERAMBULANTES: CONVERSAS COM PROFESSORAS QUE CIRCULAM COM SUAS TURMAS PELA CIDADE – Julia Gurgel do Amaral Freire de Carvalho
EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS – Fabiano Soares da Silva
FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: PARA QUÊ? – Marcela Felício de Oliveira Rodrigues; Valdelúcia Alves da Costa
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES – Thayná Marracho Marques
O IDEAL DA EXCELÊNCIA ESCOLAR E A RELAÇÃO COM O INCONSCIENTE SOCIAL – Luciana Silva dos Santos, Marília Etienne Arreguy
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A UNIVERSALIZAÇÃO DA PRÉ-ESCOLA: ACESSO, PERMANÊNCIA E QUALIDADE – Gisele Coelho de Oliveira
RODAS DE CONVERSA ENTRE O AEE E ESCOLA COMUM: CAMINHOS PARA O TRABALHO COLABORATIVO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ESTUDANTE AUTISTA – Carla Carvalho Cardoso
UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NA EJA SOB A INFLUÊNCIA DE CONEXÕES ENTRE CURRÍCULOS E PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA QUAIS TIPOS DE DIREITO À EDUCAÇÃO PERPASSAM A EJA – Eliane Lopes Werneck de Andrade; Adriano Vargas Freitas
Eixo 4 – Relações étnico-raciais, diversidades sexuais e de gênero (12)
A ANGÚSTIA SINAL COMO MECANISMO DE DESALIENAÇÃO DO NEGRO – Marcelle dos Santos Borges da Silva
A HISTÓRIA (RE) CONSTITUÍDA DE (EX) INTEGRANTES DE UM GRUPO DE MÚSICA PERCUSSIVA: NARRATIVAS DE SEUS FAZERES E SABERES – Luiz Claudio da Silva
CAPOEIRA ENTRE NARRATIVAS, GRANDES, MIÚDAS, BIOGRÁFICAS E (AUTO) BIOGRÁFICAS: AS MEMÓRIAS DO MESTRE POLACO – Cristóbal Juliá
CRIANÇAS DE TERREIRO: APRENDIZAGENS E SABERES ANCESTRAIS – Gabrielli Lima Araújo Silva
GÊNERO, SEXUALIDADE E CLASSE SOCIAL: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO – Antonio Hugo Moreira de Brito Junior
OCUPAR E RESISTIR: VIVÊNCIAS QUEER NO ESPAÇO ESCOLAR – Danielle Ferreira Bastos; Romã Duarte Neptune
OS DISCURSOS BIOLÓGICOS SOBRE RAÇA NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E A (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA – Carine Valiente; Sandra Selles
OS NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: ENTRE CONFLUÊNCIAS E PARTICULARIDADES – Gyme Gessyka Santos
POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA – Neuza Maria Sant’Anna de Oliveira
PRÁTICA EDUCATIVA QUILOMBOLA NO ESPIRITO SANTO: IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA PANDEMIA DA COVID-19 – Olindina Serafim Nascimento
REDES EDUCATIVAS POPULARES E OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA NEGRITUDE A PARTIR DA CAPOEIRA NA CONTEMPORANEIDADE – Tais de Almeida Costa
UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS MATEMÁTICAS DE ADULTOS QUILOMBOLAS DA COMUNIDADE RAIZ – DIAMANTINA – Kyrleys Pereira Vasconcelos; Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato
Eixo 5 – Infâncias, juventudes e educação (16)
ESPERANÇAR SONHOS OU VENDER O AMANHÃ? CONVERSAS SOBRE O TEMPO EM ESPAÇOS DE PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL – Beatriz Martins de Souza
SER ESTUDANTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: NARRATIVAS DE JOVENS DE ESCOLA PÚBLICA – Danusa da Purificação Rodrigues
ENTRE A HISTÓRIA (MAIÚSCULA) E AS HISTÓRIAS (MINÚSCULAS E PLU-RAIS):UM ENSINO DE HISTÓRIAS MENORES / MOVIMENTOS DE TRÂNSITO À MARGEM – Eleonora Abad Stefenson
A ESCOLA PÚBLICA EM TEMPOS PANDÊMICOS: NARRATIVAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE REGIÕES PERIFÉRICAS – Flávia Dias Bento; Debora Cristina da Silva Cruz Conceição; Maria Helena Dantas dos Santos Neves
MEMORIAIS DE DOCENTES DA EJA DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE SOBRAL: QUE CURRÍCULOS EM MATEMÁTICA SÃO NARRADOS? – Francisco Josimar Ricardo Xavier; Adriano Vargas Freitas
OLHANDO DE CIMA OU COM OS PÉS NO CHÃO? UM RELATO SOBRE TROCA DE FOTOS E CARTAS ENTRE ALUNOS DE ESCOLAS PRIVADA E PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO – Gabrielle Cotrim D’Alecio
AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E MICHEL FOUCAULT PARA SE PENSAR A ESCUTA SENSÍVEL NO SEGMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL – Natália Moreira Altoé
ESPAÇOS DA ESCOLA: NARRATIVAS DE USOS E ENCONTROS – Juliana de Oliveira Borges
125 ANOS DE LEV SEMIONOVITCH VIGOTSKI: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – Larissa de Souza Mello Insabralde; Erondina Santos de Araújo; Amanda Bersacula de Azevedo; Zoia Prestes
JOVENS DE ORIGEM POPULAR: ENSAIOS FOTOGRÁFICOS SOBRE SEUS COTIDIANOS – Maria Cristina de Queiroz Barbosa
UMA ESCOLA QUE SEMPRE FOI ASSIM ÀS VEZES É DIFERENTE: UMA PESQUISA NARRATIVA EM CONVERSAS COM OS PRATICANTES NA ESCOLA SOBRE A INF NCIA E A EXPERIÊNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA – Minna Gondim Marques Rodrigues
O CONSUMO NA PERSPECTIVA DE JOVENS DA EJA – Peter da Silva Rosa; Maria Jacqueline Girão Soares de Lima
A ESCOLA DA INFÂNCIA: QUANDO O CAMINHO NÃO É IGUAL PARA TODOS – Vinícius de Luna Chagas Costa
“A VIDA ENTRE DOIS MUNDOS”…ESTUDO SOBRE MODOS DE VIDA DE JOVENS QUE VIVENCIAM O CONTEXTO DE MIGRAÇÃO E REFÚGIO – Viviane Penso Magalhães
EDUCAÇÃO INFANTIL E SAEB: INTERESSES POLÍTICOS E O DISCURSO DE QUALIDADE – Yaçanã Torres do Amaral Sant’ Anna
Eixo 6 – Processos Formativos, Arte, Imaginário e Educação (12)
APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ANTROPOCENO – Ana Paula Valle Pereira
ARTE, INFÂNCIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE ARTE – Iasmim Cavalcanti Caballero Lira
CORPO-TERRA-RESISTÊNCIA: (RE)ANTROPOFAGIAS DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL JURUÁ JUNTO ÀS COSMOPOLÍTICAS GUARANIS – Daniel Ganzarolli Martins
ENTRE AFETOS, TÁTICAS E FUGAS: OS ENCONTROS VIRTUAIS DO RAPLAB COMO PRÁTICA ANTI-RACISTA – Flávio Eduardo da Silva Assis (Dudu de Morro Agudo)
NARRATIVAS ECOLÓGICAS MENORES E AS ALIANÇAS AFETIVAS MULTIESPÉCIES TECIDAS EM PONTOS DE CULTURA E MEMÓRIA RURAIS – Laís de Paula Pereira
O CURRÍCULO NARRATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: HISTÓRIAS E NARRATIVAS DE VIDA – Vinicius Cavalcanti de Melo; Sandra Lúcia Escovedo Selles; José Roberto da Rocha Bernardo
O LUGAR DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA ENTRE JOVENS DE CAMADAS POPULARES: SENTIDOS E SUPORTES DA ARTE A ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL FLUMINENSE – Maria Pereira
ONDE VAI SER A AULA HOJE? A AULA DE TEATRO NA RUA COMO PRÁTICAS DE LIBERDADES – Luísa Valença Reis
QUANDO DUAS CULTURAS SE ENCONTRAM: A CULTURA MARANHENSE ENCONTRA A CULTURA MANDINGA DE BURQUINA FASO E MALI – Miza Carvalho
(RE) DESCOBRINDO OS NÃO HUMANOS: ATRAVESSAMENTOS ENTRE COSMOLOGIAS, ESTUDOS MULTIESPÉCIES E EDUCAÇÕES AMBIENTAIS – Luiza Dantas Benttenmüller Amorim
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS A PARTIR DA TEORIA DA COMPLEXIDADE DE EDGAR MORIN – Flávia Ferreira de Castilho; Isabel Silveira da Silva Leite
PEDAGOGIA DO MEDO E O ENSINO DE FILOSOFIA COMO SEU CONTRAPONTO – Bruno Holmes Chads
Eixo 7 – Ensino, políticas e educação (28)
A CONTRIBUIÇÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA A ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL – Diones Bernardes dos Santos Motta
A DEFESA DE UM CURRÍCULO NACIONAL: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA – Franco Gomes Biondo; Sandra Lucia Escovedo Selles
A DISCIPLINA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE MARICÁ (RJ): NARRATIVAS DE UMA DOCENTE – Alessandra Gonçalves Soares; Maria Jacqueline Girão Soares de Lima
AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPPs) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: MERCANTILIZAÇÃO VIA ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL EMPRESARIAL – Davi Ferreira Nogueira
AS POLÍTICAS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM DISPUTA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SÃO GONÇALO/RJ – Graciane de Souza Rocha Volotão
DIÁLOGOS SOBRE PROCESSOS IDENTITÁRIOS DOCENTES EM TEMPOS DE MUDANÇAS CURRICULARES – Carolina Luiza de Castro da Silva; Sandra Escovedo Selles
DISPUTAS EM TORNO DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AS DCN PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (2004-2018) – Rogério Tauã Mello Machado
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA: DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS – Luana Vieira Campos; Maria Jacqueline Girão
EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DOCENTE NAS POLÍTICAS MUNICIPAIS: UM ESTUDO DO PROGRAMA MAIS INFÂNCIA – NITERÓI/RJ – Fernanda Pinheiro de Macedo
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: QUESTÕES PERTINENTES COMO ENSAIO – Heriédna Cardoso Guimarães
ESCOLA PERMACULTURAL E CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA – Gisele da Mota Lyra; Maria Jacqueline Girão Soares de Lima
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERSPECTIVA COLABORATIVA: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE – Monica dos Santos Toledo, Mônica Vasconcellos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA: GRUPO PET INTERDISCIPLINAR DA UFF – Cyntia de Souza Bastos Rezende; Mônica Vasconcellos
INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHADAS E LABIRINTOS NO (RE)INVENTAR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – Edna Regina da Silva Aguiar Arruda; Mônica Vasconcellos
MEMÓRIAS DE CURRÍCULOS E O DECOLONIAL: ENTRE CONVERSAS E EPISÓDIOS PEDAGÓGICOS COM PROFESSORAS/ES DE EDUCAÇÃO FÍSICA – Pedro Alves Castro; Dinah Vasconcellos Terra
MUDANÇAS CURRICULARES SOBRE A TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO: ESTUDO COM GERAÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (1990-2010) – Anna Gibson Almeida D’Oliveira; Sandra Lúcia Escovedo Selles
NARRATIVA, EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO: OS SENTIDOS, DISCURSOS E DISPUTAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR – João Augusto Galvão Rosa Costa
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES: PANDEMIA E O ENSINO REMOTO NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA – Keyla Gomes Veloso
O “NOVO” ENSINO MÉDIO, AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O EMPRESARIADO BRASILEIRO – Juliana Rodrigues de Oliveira Souza
O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA: EXPERIÊNCIAS DE UMA SUPERVISORA DE ÁREA – Neyse Luz Muniz; Dinah Vasconcellos terra
O PROEJA PELA PERSPECTIVA DA REFRAÇÃO POLÍTICA – Fabiane da Costa e Silva
PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA UMA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA EM TEMPOS DE MISÉRIA DO SABER – Helton Messini da Costa
POLÍTICA CURRICULAR EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO CONFORMADO PELA NOVA POLÍTICA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – Adriana Batista Afonso, Sandra Lúcia Escovedo Selles
POR UMA PERSPECTIVA INFUNCIONAL DA LINGUAGEM NA ESCOLA – Márcia de Souza Menezes Concencio
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS NATURAIS/DA NATUREZA NO BRASIL – Bruno Venancio; Sandra Lucia Escovedo Selles
REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE CIENCIAS – Adriana Pires de Arezzo
SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NA DISCIPLINA ESCOLAR INTRODUÇÃO ÀS MÍDIAS E NOVAS TECNOLOGIAS: UMA APROXIMAÇÃO INICIAL PELA ÓTICA DO CURRÍCULO – Francisco Bahia Velasquez
TECENDO CONVERSAS SOBRE PRÁTICAS ANTIRRACISTAS COM EGRESSOS DO CURSO NORMAL DO COLÉGIO ESTADUAL PANDIÁ CALÓGERAS – SÃO GONÇALO (RJ) – Érika de Santana Figueiredo; Mônica Vasconcellos
- Eixo 1: Memória, História e Instituições Educacionais
- Eixo 2: Democracia, Movimentos Sociais e Culturas
- Eixo 3: Direito à Educação: Acesso, Permanência e Qualidade
- Eixo 4: Relações Étnico-raciais, Diversidades Sexuais e de Gênero
- Eixo 5: Infâncias, Juventudes e Educação
- Eixo 6: Processos Formativos, Arte, Imaginário e Educação
- Eixo 7: Ensino, Políticas e Educação
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
- Ana Luisa Dos Santos Aguiar
- Bruno Venancio De Oliveira
- Diones Bernardes Dos Santos Motta
- Ednilsa Carmen De Mendonça
- Franco Gomes Biondo
- Helton Messini Da Costa
- Heriédna Cardoso Guimarães
- Juliana Rodrigues De Oliveira Souza
- Jully Anne Almeida Lima
- Laís Vianna De Oliveira
- Larissa De Souza Mello Insabralde
- Livia Mouriño De Mello
- Lucas Ferreira Do Nascimento
- Mahalia Gomes De Carvalho Aquino
- Mariana Maia Moreira
- Michele Morgane De Melo Mattos
- Mônica Alves Sally
- Natália De Abreu Nascimento
- Pedro Alves Castro
- Renata Araujo De Castro Fermam
- Yaçanã Torres Do Amaral Sant’ Anna
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Como citar:
SEMINÁRIO DISCENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – UFF. Docência: uma profissãoque se constrói com o narrar. 6, 2021, Niterói – RJ. Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFF. Niterói – RJ: Universidade Federal Fluminense. Disponível em: (inserir URL dos anais). Acesso em: dia, mês e ano.
SOBRENOME, Iniciais do nome. Título da publicação: subtítulo (se houver). In: SEMINÁRIO DISCENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – UFF. Docência: uma profissãoque se constrói com o narrar. 6, 2021, Niterói – RJ. Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFF. Niterói – RJ: Universidade Federal Fluminense. Disponível em: (inserir URL dos anais). Acesso em: dia, mês e ano.
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
- Amanda Bersacula de Azevedo (Representação Discente)
- Bruno Venancio De Oliveira (Representação Discente)
- Mariana Linhares Pereira Resende (Sevidora Técnica-administrativa UFF)
Comissão Organizadora:
- Profa. Dra. Iduina Edite Mont’Alverne Braun Chaves (Coordenadora do evento)
- Profa. Dra. Dinah Vasconcellos Terra (Coordenadora do PPGEdu/UFF)
- Profa. Dra. Mônica Vasconcellos de Oliveira Farias (Coordenadora do PPGEdu/UFF)
- Profa. Dra. Cecília Maria Aldigueri Goulart
- Profa. Dra. Claudia Maria Costa Alves de Oliveira
- Prof. Dr. Gilmar Oliveira da Silva
- Profa. Dra. Maria Ciavatta Pantoja Franco
- Amanda Bersacula de Azevedo (Representação Discente)
- Bruno Venâncio de Oliveira (Representação Discente)
- Diones Bernardes dos Santos Motta (Representação Discente)
- Juliana Rodrigues de Oliveira Souza (Representação Discente)
- Romã Duarte Neptune (Representação Discente)
- Taís de Almeida Costa (Representação Discente)
Comissão da Cultura
- Lucimere Bezerra Costa
- Romã Duarte Neptune
- Karen Acioly
- Laís de Paula Pereira
Comissão da Comunicação
- Taís de Almeida Costa
- Bruna Garcia da Cruz Canellas
- Gisele da Mota Lyra
- Cássia Barbosa
- Ana Paula Valle
Comissão de Logística
- Amanda Bersacula de Azevedo
- Eleonora Abad
- Maian Capela Soares
- Francisco Josimar Ricardo Xavier
- Hosana do Nascimento Ramôa
- Isabel Silveira da Silva Leite
- Brunno Amâncio Marcos
- Júlia Dionísio Cavalcante da Silva
- Pedro Nogueira Marins
- Maria Cristina de Queiroz Barbosa
- Vinicius Cavalcanti de Melo
Comissão Científica
- Ana Luisa Dos Santos Aguiar
- Bruno Venancio De Oliveira
- Diones Bernardes Dos Santos Motta
- Ednilsa Carmen De Mendonça
- Franco Gomes Biondo
- Helton Messini Da Costa
- Heriédna Cardoso Guimarães
- Juliana Rodrigues De Oliveira Souza
- Jully Anne Almeida Lima
- Laís Vianna De Oliveira
- Larissa De Souza Mello Insabralde
- Livia Mouriño De Mello
- Lucas Ferreira Do Nascimento
- Mahalia Gomes De Carvalho Aquino
- Mariana Maia Moreira
- Michele Morgane De Melo Mattos
- Mônica Alves Sally
- Natália De Abreu Nascimento
- Pedro Alves Castro
- Renata Araujo De Castro Fermam
- Yaçanã Torres Do Amaral Sant’ Anna