Escolha uma Página

Anais dos Seminários Discentes

Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF ISSN: 2965-0119

v. 6 n. 1 (2021). Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF

 

Volume 6, 2021         ISSN: 2965-0119    Total de trabalhos: 103

Acesse também no site do evento

E as mesas online

Apresentação

O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.

TRABALHOS

EIXO 1 – Memória, História e Instituições Educacionais (13)

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA NO COLÉGIO NOVA FRIBURGO: UM MAPEAMENTO DA REVISTA CURRICULUM – Luisa Frickes

DOCÊNCIA: UMA PROFISSÃO QUE SE CONSTRÓI COM O NARRAR – Hosana do Nascimento Ramôa; Julia Dionísio Cavalcante da Silva

ENCONTROS INTERGERACIONAIS DOCENTES: CAMINHOS DA PESQUISA-FORMAÇÃO – Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga

GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES A PARTIR DA ANÁLISE DOS CIEPS FLUMINENSES – Victor Loback

FORMAÇÃO DE IDENTIDADES: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DO ENSINO FOLCLÓRICO – Bianca Jucá Bender

JOSÉ VERÍSSIMO E OLAVO BILAC: INTELECTUAIS, PATRIOTISMO EEDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA – Ednilsa Mendonça

L.S. VIGOTSKI: UM ESTUDO COMPARATIVO DE OBRAS PUBLICADAS NO BRASIL E IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃOMateus Thaler Beck; Zoia Prestes

NILZA VIEIRA, UMA INTELECTUAL DO CHÃO DA ESCOLA NO ENSINO DE CIÊNCIAS – Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba; Sandra Escovedo Selles

O LABORATÓRIO DE CURRÍCULOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1975-1979) – Thais Duarte Neves

PRÁTICAS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980 NO CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI – Pedro Nogueira de Marins

PROFESSORA ALBA CAÑIZARES DO NASCIMENTO: TRAJETÓRIA E MEMÓRIA DOS ANOS 1920 – Anna Clara Granado

UM OLHAR SOBRE OS INTELECTUAIS NA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (RBEP) DE 1964 A 1967 – Reinaldo Nicolai Filho

PARTILHANDO O CAMINHAR DE UM PROJETO DE PESQUISA: A DOCUMMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL – Alessandra Guimarães Rodrigues

Eixo 3 – Direito à Educação: Acesso, Permanência e Qualidade (13)

A BUSCA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO – Angélica Duarte; Natália Abreu

A OFERTA DE EJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS E NAS ESCOLAS DO CAMPO NO RIO DE JANEIRO – PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES – Caroline Andrade Fernandes; Luiza de Almeida da Cruz Campos

A QUESTÃO DA CIDADANIA NO PENSAMENTO FREIRIANO: PONTUAÇÕES PARA O DEBATE – Ana Carolina Costa Resende

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRECONCEITO: CONTRADIÇÕES SOCIAIS PRESENTES NA ESCOLA PÚBLICALívia de Lima Miranda; Valdelúcia Alves da Costa

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS COLÉGIOS UNIVERSITÁRIOS: QUESTÕES INICIAIS – Michele Morgane de Melo Mattos; Valdelúcia Alves da Costa

ESCOLAS PERAMBULANTES: CONVERSAS COM PROFESSORAS QUE CIRCULAM COM SUAS TURMAS PELA CIDADE – Julia Gurgel do Amaral Freire de Carvalho

EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EM TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS – Fabiano Soares da Silva

FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: PARA QUÊ? – Marcela Felício de Oliveira Rodrigues; Valdelúcia Alves da Costa

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES – Thayná Marracho Marques

O IDEAL DA EXCELÊNCIA ESCOLAR E A RELAÇÃO COM O INCONSCIENTE SOCIAL – Luciana Silva dos Santos, Marília Etienne Arreguy

O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A UNIVERSALIZAÇÃO DA PRÉ-ESCOLA: ACESSO, PERMANÊNCIA E QUALIDADE – Gisele Coelho de Oliveira

RODAS DE CONVERSA ENTRE O AEE E ESCOLA COMUM: CAMINHOS PARA O TRABALHO COLABORATIVO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ESTUDANTE AUTISTA – Carla Carvalho Cardoso

UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NA EJA SOB A INFLUÊNCIA DE CONEXÕES ENTRE CURRÍCULOS E PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA QUAIS TIPOS DE DIREITO À EDUCAÇÃO PERPASSAM A EJA – Eliane Lopes Werneck de Andrade; Adriano Vargas Freitas

Eixo 4 – Relações étnico-raciais, diversidades sexuais e de gênero (12)

A ANGÚSTIA SINAL COMO MECANISMO DE DESALIENAÇÃO DO NEGRO – Marcelle dos Santos Borges da Silva

A HISTÓRIA (RE) CONSTITUÍDA DE (EX) INTEGRANTES DE UM GRUPO DE MÚSICA PERCUSSIVA: NARRATIVAS DE SEUS FAZERES E SABERES – Luiz Claudio da Silva

CAPOEIRA ENTRE NARRATIVAS, GRANDES, MIÚDAS, BIOGRÁFICAS E (AUTO) BIOGRÁFICAS: AS MEMÓRIAS DO MESTRE POLACO – Cristóbal Juliá

CRIANÇAS DE TERREIRO: APRENDIZAGENS E SABERES ANCESTRAIS – Gabrielli Lima Araújo Silva

GÊNERO, SEXUALIDADE E CLASSE SOCIAL: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO – Antonio Hugo Moreira de Brito Junior

OCUPAR E RESISTIR: VIVÊNCIAS QUEER NO ESPAÇO ESCOLAR – Danielle Ferreira Bastos; Romã Duarte Neptune

OS DISCURSOS BIOLÓGICOS SOBRE RAÇA NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS E A (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA – Carine Valiente; Sandra Selles

OS NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: ENTRE CONFLUÊNCIAS E PARTICULARIDADES – Gyme Gessyka Santos

POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA – Neuza Maria Sant’Anna de Oliveira

PRÁTICA EDUCATIVA QUILOMBOLA NO ESPIRITO SANTO: IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA PANDEMIA DA COVID-19 – Olindina Serafim Nascimento

REDES EDUCATIVAS POPULARES E OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA NEGRITUDE A PARTIR DA CAPOEIRA NA CONTEMPORANEIDADE – Tais de Almeida Costa

UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS MATEMÁTICAS DE ADULTOS QUILOMBOLAS DA COMUNIDADE RAIZ – DIAMANTINA – Kyrleys Pereira Vasconcelos; Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato

Eixo 5 – Infâncias, juventudes e educação (16)

ESPERANÇAR SONHOS OU VENDER O AMANHÃ? CONVERSAS SOBRE O TEMPO EM ESPAÇOS DE PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL – Beatriz Martins de Souza

SER ESTUDANTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: NARRATIVAS DE JOVENS DE ESCOLA PÚBLICA – Danusa da Purificação Rodrigues

ENTRE A HISTÓRIA (MAIÚSCULA) E AS HISTÓRIAS (MINÚSCULAS E PLU-RAIS):UM ENSINO DE HISTÓRIAS MENORES / MOVIMENTOS DE TRÂNSITO À MARGEM – Eleonora Abad Stefenson

A ESCOLA PÚBLICA EM TEMPOS PANDÊMICOS: NARRATIVAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE REGIÕES PERIFÉRICAS – Flávia Dias Bento; Debora Cristina da Silva Cruz Conceição; Maria Helena Dantas dos Santos Neves

MEMORIAIS DE DOCENTES DA EJA DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE SOBRAL: QUE CURRÍCULOS EM MATEMÁTICA SÃO NARRADOS? – Francisco Josimar Ricardo Xavier; Adriano Vargas Freitas

OLHANDO DE CIMA OU COM OS PÉS NO CHÃO? UM RELATO SOBRE TROCA DE FOTOS E CARTAS ENTRE ALUNOS DE ESCOLAS PRIVADA E PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO – Gabrielle Cotrim D’Alecio

AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E MICHEL FOUCAULT PARA SE PENSAR A ESCUTA SENSÍVEL NO SEGMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL – Natália Moreira Altoé

A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES EM ITABORAÍ (RJ): A PARTIR DO CASO DO CREMII – Isabe

ESPAÇOS DA ESCOLA: NARRATIVAS DE USOS E ENCONTROS – Juliana de Oliveira Borges

125 ANOS DE LEV SEMIONOVITCH VIGOTSKI: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE Larissa de Souza Mello Insabralde; Erondina Santos de Araújo; Amanda Bersacula de Azevedo; Zoia Prestes

JOVENS DE ORIGEM POPULAR: ENSAIOS FOTOGRÁFICOS SOBRE SEUS COTIDIANOS – Maria Cristina de Queiroz Barbosa

UMA ESCOLA QUE SEMPRE FOI ASSIM ÀS VEZES É DIFERENTE: UMA PESQUISA NARRATIVA EM CONVERSAS COM OS PRATICANTES NA ESCOLA SOBRE A INF NCIA E A EXPERIÊNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA – Minna Gondim Marques Rodrigues

O CONSUMO NA PERSPECTIVA DE JOVENS DA EJA – Peter da Silva Rosa; Maria Jacqueline Girão Soares de Lima

A ESCOLA DA INFÂNCIA: QUANDO O CAMINHO NÃO É IGUAL PARA TODOS – Vinícius de Luna Chagas Costa

“A VIDA ENTRE DOIS MUNDOS”…ESTUDO SOBRE MODOS DE VIDA DE JOVENS QUE VIVENCIAM O CONTEXTO DE MIGRAÇÃO E REFÚGIO – Viviane Penso Magalhães

EDUCAÇÃO INFANTIL E SAEB: INTERESSES POLÍTICOS E O DISCURSO DE QUALIDADE – Yaçanã Torres do Amaral Sant’ Anna

Eixo 6 – Processos Formativos, Arte, Imaginário e Educação (12)

APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ANTROPOCENO – Ana Paula Valle Pereira

ARTE, INFÂNCIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE ARTE – Iasmim Cavalcanti Caballero Lira

CORPO-TERRA-RESISTÊNCIA: (RE)ANTROPOFAGIAS DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL JURUÁ JUNTO ÀS COSMOPOLÍTICAS GUARANIS – Daniel Ganzarolli Martins

ENTRE AFETOS, TÁTICAS E FUGAS: OS ENCONTROS VIRTUAIS DO RAPLAB COMO PRÁTICA ANTI-RACISTA – Flávio Eduardo da Silva Assis (Dudu de Morro Agudo)

NARRATIVAS ECOLÓGICAS MENORES E AS ALIANÇAS AFETIVAS MULTIESPÉCIES TECIDAS EM PONTOS DE CULTURA E MEMÓRIA RURAIS – Laís de Paula Pereira

O CURRÍCULO NARRATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: HISTÓRIAS E NARRATIVAS DE VIDA – Vinicius Cavalcanti de Melo; Sandra Lúcia Escovedo Selles; José Roberto da Rocha Bernardo

O LUGAR DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA ENTRE JOVENS DE CAMADAS POPULARES: SENTIDOS E SUPORTES DA ARTE A ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL FLUMINENSE – Maria Pereira

ONDE VAI SER A AULA HOJE? A AULA DE TEATRO NA RUA COMO PRÁTICAS DE LIBERDADES – Luísa Valença Reis

QUANDO DUAS CULTURAS SE ENCONTRAM: A CULTURA MARANHENSE ENCONTRA A CULTURA MANDINGA DE BURQUINA FASO E MALI – Miza Carvalho

(RE) DESCOBRINDO OS NÃO HUMANOS: ATRAVESSAMENTOS ENTRE COSMOLOGIAS, ESTUDOS MULTIESPÉCIES E EDUCAÇÕES AMBIENTAIS – Luiza Dantas Benttenmüller Amorim

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS A PARTIR DA TEORIA DA COMPLEXIDADE DE EDGAR MORIN – Flávia Ferreira de Castilho; Isabel Silveira da Silva Leite

PEDAGOGIA DO MEDO E O ENSINO DE FILOSOFIA COMO SEU CONTRAPONTO – Bruno Holmes Chads

Eixo 7 – Ensino, políticas e educação (28)

A CONTRIBUIÇÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA A ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL – Diones Bernardes dos Santos Motta

A DEFESA DE UM CURRÍCULO NACIONAL: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA – Franco Gomes Biondo; Sandra Lucia Escovedo Selles

A DISCIPLINA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE MUNICIPAL DE MARICÁ (RJ): NARRATIVAS DE UMA DOCENTE – Alessandra Gonçalves Soares; Maria Jacqueline Girão Soares de Lima

AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPPs) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: MERCANTILIZAÇÃO VIA ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL EMPRESARIAL – Davi Ferreira Nogueira

AS POLÍTICAS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM DISPUTA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SÃO GONÇALO/RJ – Graciane de Souza Rocha Volotão

DIÁLOGOS SOBRE PROCESSOS IDENTITÁRIOS DOCENTES EM TEMPOS DE MUDANÇAS CURRICULARES – Carolina Luiza de Castro da Silva; Sandra Escovedo Selles

DISPUTAS EM TORNO DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AS DCN PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (2004-2018) – Rogério Tauã Mello Machado

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA: DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS – Luana Vieira Campos; Maria Jacqueline Girão

EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DOCENTE NAS POLÍTICAS MUNICIPAIS: UM ESTUDO DO PROGRAMA MAIS INFÂNCIA – NITERÓI/RJ – Fernanda Pinheiro de Macedo

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: QUESTÕES PERTINENTES COMO ENSAIO – Heriédna Cardoso Guimarães

ESCOLA PERMACULTURAL E CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA – Gisele da Mota Lyra; Maria Jacqueline Girão Soares de Lima

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERSPECTIVA COLABORATIVA: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE – Monica dos Santos Toledo, Mônica Vasconcellos

FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA: GRUPO PET INTERDISCIPLINAR DA UFF – Cyntia de Souza Bastos Rezende; Mônica Vasconcellos

INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHADAS E LABIRINTOS NO (RE)INVENTAR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – Edna Regina da Silva Aguiar Arruda; Mônica Vasconcellos

MEMÓRIAS DE CURRÍCULOS E O DECOLONIAL: ENTRE CONVERSAS E EPISÓDIOS PEDAGÓGICOS COM PROFESSORAS/ES DE EDUCAÇÃO FÍSICA – Pedro Alves Castro; Dinah Vasconcellos Terra

MUDANÇAS CURRICULARES SOBRE A TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO: ESTUDO COM GERAÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS (1990-2010) – Anna Gibson Almeida D’Oliveira; Sandra Lúcia Escovedo Selles

NARRATIVA, EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO: OS SENTIDOS, DISCURSOS E DISPUTAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR – João Augusto Galvão Rosa Costa

NARRATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES: PANDEMIA E O ENSINO REMOTO NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA – Keyla Gomes Veloso

O “NOVO” ENSINO MÉDIO, AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E O EMPRESARIADO BRASILEIRO – Juliana Rodrigues de Oliveira Souza

O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA: EXPERIÊNCIAS DE UMA SUPERVISORA DE ÁREA – Neyse Luz Muniz; Dinah Vasconcellos terra

O PROEJA PELA PERSPECTIVA DA REFRAÇÃO POLÍTICA – Fabiane da Costa e Silva

PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA UMA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA EM TEMPOS DE MISÉRIA DO SABER – Helton Messini da Costa

POLÍTICA CURRICULAR EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO CONFORMADO PELA NOVA POLÍTICA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – Adriana Batista Afonso, Sandra Lúcia Escovedo Selles

POR UMA PERSPECTIVA INFUNCIONAL DA LINGUAGEM NA ESCOLA – Márcia de Souza Menezes Concencio

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS NATURAIS/DA NATUREZA NO BRASIL – Bruno Venancio; Sandra Lucia Escovedo Selles

REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE CIENCIAS – Adriana Pires de Arezzo

SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NA DISCIPLINA ESCOLAR INTRODUÇÃO ÀS MÍDIAS E NOVAS TECNOLOGIAS: UMA APROXIMAÇÃO INICIAL PELA ÓTICA DO CURRÍCULO – Francisco Bahia Velasquez

TECENDO CONVERSAS SOBRE PRÁTICAS ANTIRRACISTAS COM EGRESSOS DO CURSO NORMAL DO COLÉGIO ESTADUAL PANDIÁ CALÓGERAS – SÃO GONÇALO (RJ) – Érika de Santana Figueiredo; Mônica Vasconcellos

  • Eixo 1: Memória, História e Instituições Educacionais
  • Eixo 2: Democracia, Movimentos Sociais e Culturas
  • Eixo 3: Direito à Educação: Acesso, Permanência e Qualidade
  • Eixo 4: Relações Étnico-raciais, Diversidades Sexuais e de Gênero
  • Eixo 5: Infâncias, Juventudes e Educação
  • Eixo 6: Processos Formativos, Arte, Imaginário e Educação
  • Eixo 7: Ensino, Políticas e Educação

Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021

Comissão Científica 

  • Ana Luisa Dos Santos Aguiar
  • Bruno Venancio De Oliveira
  • Diones Bernardes Dos Santos Motta
  • Ednilsa Carmen De Mendonça
  • Franco Gomes Biondo
  • Helton Messini Da Costa
  • Heriédna Cardoso Guimarães
  • Juliana Rodrigues De Oliveira Souza
  • Jully Anne Almeida Lima
  • Laís Vianna De Oliveira
  • Larissa De Souza Mello Insabralde
  • Livia Mouriño De Mello
  • Lucas Ferreira Do Nascimento
  • Mahalia Gomes De Carvalho Aquino
  • Mariana Maia Moreira
  • Michele Morgane De Melo Mattos
  • Mônica Alves Sally
  • Natália De Abreu Nascimento
  • Pedro Alves Castro
  • Renata Araujo De Castro Fermam
  • Yaçanã Torres Do Amaral Sant’ Anna

A cada Seminário Discente há um Template

Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente

Como citar:

SEMINÁRIO DISCENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – UFF. Docência: uma profissãoque se constrói com o narrar. 6, 2021, Niterói – RJ. Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFF. Niterói – RJ: Universidade Federal Fluminense. Disponível em: (inserir URL dos anais). Acesso em: dia, mês e ano.

SOBRENOME, Iniciais do nome. Título da publicação: subtítulo (se houver). In: SEMINÁRIO DISCENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – UFF. Docência: uma profissãoque se constrói com o narrar. 6, 2021, Niterói – RJ. Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFF. Niterói – RJ: Universidade Federal Fluminense. Disponível em: (inserir URL dos anais). Acesso em: dia, mês e ano.

Responsável

Representação Discente UBUNTU – 2021/2022

E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com

Universidade Federal Fluminense – UFF

Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF

Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.

CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.

Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h

 

Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente

Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF

Ano: 2021

ISSN: 2965-0119

Periodicidade:  Anual

Editores: 

  • Amanda Bersacula de Azevedo (Representação Discente)
  • Bruno Venancio De Oliveira (Representação Discente)
  • Mariana Linhares Pereira Resende (Sevidora Técnica-administrativa UFF)

Comissão Organizadora:

  • Profa. Dra. Iduina Edite Mont’Alverne Braun Chaves (Coordenadora do evento)
  • Profa. Dra. Dinah Vasconcellos Terra (Coordenadora do PPGEdu/UFF)
  • Profa. Dra. Mônica Vasconcellos de Oliveira Farias (Coordenadora do PPGEdu/UFF)
  • Profa. Dra. Cecília Maria Aldigueri Goulart
  • Profa. Dra. Claudia Maria Costa Alves de Oliveira
  • Prof. Dr. Gilmar Oliveira da Silva
  • Profa. Dra. Maria Ciavatta Pantoja Franco
  • Amanda Bersacula de Azevedo (Representação Discente)
  • Bruno Venâncio de Oliveira (Representação Discente)
  • Diones Bernardes dos Santos Motta  (Representação Discente)
  • Juliana Rodrigues de Oliveira Souza (Representação Discente)
  • Romã Duarte Neptune (Representação Discente)
  • Taís de Almeida Costa (Representação Discente)

Comissão da Cultura 

  • Lucimere Bezerra Costa
  • Romã Duarte Neptune
  • Karen Acioly
  • Laís de Paula Pereira

Comissão da Comunicação

  • Taís de Almeida Costa
  • Bruna Garcia da Cruz Canellas
  • Gisele da Mota Lyra
  • Cássia Barbosa
  • Ana Paula Valle

Comissão de Logística

  • Amanda Bersacula de Azevedo
  • Eleonora Abad
  • Maian Capela Soares
  • Francisco Josimar Ricardo Xavier
  • Hosana do Nascimento Ramôa
  • Isabel Silveira da Silva Leite
  • Brunno Amâncio Marcos
  • Júlia Dionísio Cavalcante da Silva
  • Pedro Nogueira Marins
  • Maria Cristina de Queiroz Barbosa
  • Vinicius Cavalcanti de Melo

Comissão Científica 

  • Ana Luisa Dos Santos Aguiar
  • Bruno Venancio De Oliveira
  • Diones Bernardes Dos Santos Motta
  • Ednilsa Carmen De Mendonça
  • Franco Gomes Biondo
  • Helton Messini Da Costa
  • Heriédna Cardoso Guimarães
  • Juliana Rodrigues De Oliveira Souza
  • Jully Anne Almeida Lima
  • Laís Vianna De Oliveira
  • Larissa De Souza Mello Insabralde
  • Livia Mouriño De Mello
  • Lucas Ferreira Do Nascimento
  • Mahalia Gomes De Carvalho Aquino
  • Mariana Maia Moreira
  • Michele Morgane De Melo Mattos
  • Mônica Alves Sally
  • Natália De Abreu Nascimento
  • Pedro Alves Castro
  • Renata Araujo De Castro Fermam
  • Yaçanã Torres Do Amaral Sant’ Anna
Skip to content