Anais dos Seminários Discentes
Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF ISSN: 2965-0119
v. 7 n. 1 (2022). Anais do VII Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF
Volume 7, 2022 ISSN: 2965-0119 Total de trabalhos: 62
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E mesas de debates
Apresentação
Em tempos de questionamentos de direitos e ataques à democracia, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, por meio de sua Representação Discente (Sankofa 2022-2023) e demais discentes que se dispuseram a participar de sua organização, realizou o VII Seminário Discente, em formato remoto, nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2022.
Com o tema “10 Anos da Lei de Cotas: acesso e permanência na Universidade” o eventou visou refletir sobre o momento histórico de lutas e o compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade; conectando-se a muitas outras discussões que estavam acontecendo sobre a primeira década da Lei nº 12.711/2012, por meio da qual se tentou reparar, mesmo que parcialmente, o contexto histórico escravista, de grandes desigualdade sociais no Brasil, que marginalizou e excluiu grupos sociais do Ensino Superior.
Além da discussão em torno do tema central, contemplada tanto através de comunicações orais quanto das mesas de abertura e mesas temáticas que compuseram a programação, cumpriu-se também o propósito de promover espaços de discussão e de reflexão em torno de pesquisas desenvolvidas no campo da Educação, oportunizando momentos de troca de saberes entre pesquisadores da área.
Agradecemos todes que estiveram conosco ao longo deste processo, dos preparativos ao evento em si!
TRABALHOS
Eixo 1: Desigualdade étnico-racial, exclusão e racismo na Educação
A ANGÚSTIA COMO SINAL PARA DESALIENAÇÃO DE NEGROS E NEGRAS – Marcelle dos Santos Borges da Silva
Eixo 2: Memória, História e Instituições Educacionais
CULTURA POPULAR E IDENTIDADE NACIONAL EM UM LIVRO DE LEITURA: O SEÁRA PATRIOTICA NO CONTEXTO DA DÉCADA DE 1920 – Bianca Jucá Bender
A DIFUSÃO DE TRADUÇÕES ATRIBUÍDAS A VIGOTSKI NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFF: UM LEVANTAMENTO INICIAL – Mateus Thaler Beck
SOBRE AS HISTÓRIAS DE PROFESSORAS NEGRAS DE OUTROS TEMPOS: UM BREVE BALANÇO SOBRE A RECENTE PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DA EDUCAÇÃO – Cristiane Kozlowsky; Isabela Bolorini Jara
ATRAVÉS DO BRASIL E A PRIMEIRA REPÚBLICA: UM LIVRO DE LEITURA E A PROPOSTA PEDAGÓGICA DOS AUTORES – Ednilsa Carmen de Mendonça
Eixo 3: Democracia, movimentos sociais e culturas
“A ASSIM CHAMADA ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DO CAPITAL”: UMA ANÁLISE SOBRE OS CRIMES AMBIENTAIS – Mahalia Aquino
TRABALHO-EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA DE CLASSE: AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS CONSTRUÍDAS NOS ESPAÇOS DE OCUPAÇÃO DO MOVIMENTOS DOS TRABALHADORES SEM-TETO (MTST) DO RIO DE JANEIRO – Luiz Augusto de Oliveira Gomes
A ATUAÇÃO COLETIVA NA DISPUTA PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO – Graciane de Souza Rocha Volotão
EDUCAÇÃO E A MISÉRIA DO SABER NA CRISE DO CAPITAL: OS EMBATES EM TORNO DA ESCOLA NO BRASIL DO SÉCULO XXI – Helton Messini da Costa
TEMAS SENSÍVEIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: DISPUTAS ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A COALIZÃO CONSERVADORA – Carine Valiente; Sandra Selles
A UNIVERSIDADE PÚBLICA É POPULAR? REFLEXÕES SOBRE A LEI DE COTAS E A FUNÇÃO DO INTELECTUAL – Sirley Teresa dos Reis
O PROJETO DE EDUCAÇÃO DOS EVANGÉLICOS BOLSONARISTAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA FILOSOFIA DA PRÁXIS – Hebert Costa de Abreu
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO POPULAR: EXPERIÊNCIAS DOS MOVIMENTOS DA DÉCADA DE 1960 – Camilla Frederico Duarte
Eixo 4: Direito à Educação: Acesso, Permanência e Qualidade
UM ESTUDO SOBRE OS SIGNIFICADOS DA ESCOLARIZAÇÃO EM UMA ALDEIA GUARANI MBYA – Isabela Figueiredo de Oliveira Borges Silveira; Maria Cecilia Fantinato
A EJA É LUGAR DE (RE) COMEÇOS: O GÊNERO DISCURSIVO RELATO PESSOAL E O GÊNERO DOCUMENTÁRIO COMO FORMAS DE INCENTIVO, AMPLIAÇÃO DA LEITURA DE MUNDO E DEBATE SOCIAL DOS EDUCANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Francis Paula Correa Duarte
FORMAÇÃO E VIOLÊNCIA ESCOLAR: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS – Lívia de Lima Miranda; Valdelúcia Alves da Costa
DO REMOTO AO PRESENCIAL: NARRATIVAS DE PROFESSORANDAS E PROFESSORANDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES – Keyla Gomes Veloso
POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS: EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR – Tatiane Rezende Nunes de Souza; Valdelúcia Alves da Costa
ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR E SATISFAÇÃO COM O CURSO: CONCEPÇÕES DE UNIVERSITÁRIOS DE MATEMÁTICA – Bruno de Alcântara Sousa
ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE: EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FEUFF NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS – Ianacilda de Lima Carvalho; Valdelúcia Alves da Costa
ESTUDO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: IDEOLOGIA, TRABALHO E CURRÍCULO À LUZ DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE – Marcela Felício de Oliveira Rodrigues; Valdelúcia Alves da Costa
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR E FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA – Michele Morgane de Melo Mattos; Valdelúcia Alves da Costa
AVALIAÇÃO DO INDICADOR A DA META 1 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): CRIANÇAS SEM ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL – Gisele Coelho de Oliveira
INTERFACES DE PESQUISA: EJA, CURRÍCULO E HISTÓRIAS DE VIDA NO ENSINO DE CIÊNCIAS – Ana Carolina Costa Resende
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA: ESTUDO SOBRE O DIREITO À INCLUSÃO ESCOLAR À LUZ DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE – Márcia da Silva Freitas; Valdelúcia Alves da Costa
PÓS PANDEMIA, EVASÃO E RETENÇÃO: DEIXA O NOVO ENTRAR – Caroline Pereira Marinho da Silva
DESIGUALDADE DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE CRISES POLÍTICA, ECONÔMICA E DE SAÚDE: DAS TENDÊNCIAS ANTERIORES ÀS TRANSFORMAÇÕES ASSOCIADAS À PANDEMIA DE COVID-19 – Alexandre Ramos de Azevedo
Eixo 5: Diversidades sexuais e de gênero
GÊNERO E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: DESEQUILÍBRIO E DESAFIOS DA PRESENÇA DAS MULHERES NOS ESPAÇOS DE PODER E DECISÃO NA UNIVERSIDADE – Juliana Silvestre Louven Ferreira
NARRATIVAS NORMALISTAS: GÊNERO, HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO DOCENTE – Hosana do Nascimento Ramôa; Julia Dionísio Cavalcante da Silva
Eixo 6: Infâncias, juventudes e educação
REGISTRAR E DOCUMENTAR NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA, GOIÁS: REFLEXÕES (IM)POSSÍVEIS – José Firmino de Oliveira Neto; Luciana Esmeralda Ostetto
COM CERTEZA TEM UMA HISTÓRIA AÍ: INFÂNCIA, ESCRITA E ESCOLA CONCEITOS EM (DES)CONSTRUÇÃO – Minna Gondim Marques Rodrigues
REFLEXÕES ACERCA DAS ORIENTAÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AVALIATIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – Yaçanã Torres do Amaral Sant’ Anna
A FUNÇÃO DAS FAMÍLIAS ACOLHEDORAS NO BRASIL E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA DOS ACOLHEDORES – Natália Capristo Navarro
FESTAS JUNINAS ESCOLARES: DISCUTINDO NO FENÔMENO A PARTIR DO CHÃO DA ESCOLA – Rafael Sammarco Martins
JOVENS DA EDUCAÇÃO POPULAR: INTERFACES ENTRE ESCOLA, TRABALHO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA – Ana Paula da Silva
LIMITES DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO DA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS – Rachel Regina Bolgar dos Santos Pimentel
RODAS DE IMAGENS RODAS DE CONERSAS COM JOVENS DE JARDIM PRI-MAVERA – Nivea Maria da Silva Andrade; Ravelly Machado Soares Güntensperger
JOVENS DE ORIGEM POPULAR: O ACESSO A UNIVERSIDADE – Maria Cristina de Queiroz Barbosa
PARA PENSARMOS EM ALGUMAS PRÁTICAS DE LIBERDADE COM O CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CEJA MARÉ – Andreza Cristina Rangel Prevot
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES NAS PUBLICAÇÕES DOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS – Isabela Lemos da Costa Coutinho
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RIO DE JANEIRO: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO INICIAL DO PERÍODO PANDÊMICO NA REDE ESTADUAL – Lilian Regina Araujo dos Santos; Marcos Vinicius Reis Fernandes; Rony Pereira Leal
Eixo 7: Processos Formativos, Arte, Imaginário e Educação
DA POÉTICA DE MULHERES-ARTISTAS NEGRAS ÀS NARRATIVAS DOCENTES BORDADAS PELA NEGRITUDE – Greice Duarte de Brito Silva
A FOTOGRAFIA COMO FONTE HISTÓRICO-GEOGRÁFICA EM PESQUISA NA ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS – Jully Anne Almeida Lima; Zuleide Simas da Silveira
O DRAMA E SUA IMPLICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO – Bety Ribeiro Corrêa
OFICINA DE JOGOS TEATRAIS: REFLEXÕES E FRAGMENTOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORASPESQUISADORAS – Beatriz Martins de Souza; Julia Gurgel do Amaral Freire de Carvalho; Luísa Valença Reis
UMA MULTIDÃO DE VOZES MANDINGAS EM DIÁLOGO: UMA LEITURA BAKHTINIANA DE PRÁTICAS CULTURAIS MARANHENSE E BURQUINENSE – Miza Carvalho dos Santos
RAPLAB: EDUCAÇÃO NA RUA E RUA NA ESCOLA – Dudu de Morro Agudo (Flávio Eduardo da Silva Assis)
ARENAS MUSICAIS: MÚSICA E FORMAÇÃO – Natália de Abreu Nascimento
OUTROS PASSOS PARA ACOLHER A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE FOTOGRAFIAS DO COTIDIANO E EXPERIÊNCIAS DOCENTES – Maria Helena Dantas dos Santos Neves
Eixo 8: Ensino, políticas e educação
REFORMAR PARA DEFORMAR: CRÍTICA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO – Brunno Amâncio Marcos; Carolina Romanazzi Freire
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS SENTIDOS DE COLABORAÇÃO – Monica dos Santos Toledo , Mônica Vasconcellos
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS NATURAIS/DA NATUREZA NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES – Bruno Venancio; Sandra Escovedo Selles
CONCEPÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS NAS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – Adriana Batista Afonso; Sandra Lucia Escovedo Selles
EDUCAÇÃO DOMÉSTICA NO BRASIL: POR QUE AS ELITES TEMEM TANTO AS ESCOLAS PÚBLICAS? – Luiza Dantas Benttenmüller Amorim
EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE VIVENCIADAS EM UM PROJETO INTERDISCIPLINAR: NARRATIVAS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA – Ana Luiza de Oliveira Nascimento; Cyntia de Souza Bastos Rezende; Neyse Luz Muniz
PRESENÇA DOS DISCURSOS SOBRE DIVERSIDADE NO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA BAHIA – Edinaldo Medeiros Carmo; Jéssica Gomes das Mercês Costa; Sandra Escovedo Selles
A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA NA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: O QUE DEMADA O SETOR PARA A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR COLETIVO INDUSTRIAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO – Livia Mouriño de Mello
O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): UMA POLÍTICA EQUALIZADORA? – Diones Bernardes dos Santos Motta; Juliana Rodrigues de Oliveira Souza
COMPLEXIFICANDO O PAPEL DA DIREÇÃO/GESTÃO ESCOLAR: AS TÁTICAS NO CONTEXTO DOS ESTUDOS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO POPULAR – Patricia Gama Temporim Cansi
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA: DESAFIOS PARA A ESCOLA – Luana Vieira Campos
UM ESTUDO GERACIONAL SOBRE A TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA – Anna Gibson Almeida D’Oliveira; Sandra Escovedo Selles
O CURRÍCULO NARRATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: HISTÓRIAS E NARRATIVAS DE VIDA – Sandra Lúcia Escovedo Selles; Vinicius Cavalcanti de Melo
- Eixo 1: Desigualdade étnico-racial, exclusão e racismo na Educação
- Eixo 2: Memória, História e Instituições Educacionais
- Eixo 3: Democracia, movimentos sociais e culturas
- Eixo 4: Direito à Educação: Acesso, Permanência e Qualidade
- Eixo 5: Diversidades sexuais e de gênero
- Eixo 6: Infâncias, juventudes e educação
- Eixo 7: Processos Formativos, Arte, Imaginário e Educação
- Eixo 8: Ensino, políticas e educação
Comissão Científica do VII Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2022
Comissão Científica
- Alexandre Ramos de Azevedo
- Andreza Cristina Rangel Prevot
- Ednilsa Carmen de Mendonça
- Francisco Josimar Ricardo Xavier
- Helemy dos Santos Ferreira
- Hosana do Nascimento Ramôa
- Jéssica Gomes das Mercês Costa
- Julia Dionísio Cavalcante da Silva
- Kyrleys Pereira Vasconcelos
- Laís de Paula Pereira
- Marcelle dos Santos Borges da Silva
- Mariana Maia Moreira
- Micaelle Rodrigues de Morais
- Minna Gondim Marques Rodrigues
- Pablo dos Santos Dias
- Pedro Alves Castro
- Yaçanã Torres do Amaral Sant’ Anna
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VII Seminário Discente
Como citar:
SEMINÁRIO DISCENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – UFF. A angústia como sinal para desalienação de negros e negras. 7, 2022, Niterói – RJ. Anais do VII Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFF. Niterói – RJ: Universidade Federal Fluminense. Disponível em: (inserir URL dos anais). Acesso em: dia, mês e ano.
SOBRENOME, Iniciais do nome. Título da publicação: subtítulo (se houver). In: SEMINÁRIO DISCENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – UFF. A angústia como sinal para desalienação de negros e negras. 7, 2022, Niterói – RJ. Anais do VII Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFF. Niterói – RJ: Universidade Federal Fluminense. Disponível em: (inserir URL dos anais). Acesso em: dia, mês e ano.
Responsável
Representação Discente SANKOFA – 2022/2023
E-mail: ppgeduffrd@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/vii-seminario-discente-ppgedu-uff/
Anais do VII Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2022
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
- Alexandre Ramos de Azevedo (Representação Discente Sankofa 2022-2023)
- Amanda Bersacula de Azevedo (Representação Discente Ubuntu 2021-2022)
Comissão Organizadora:
- Alexandre Ramos de Azevedo
- Amanda Bersacula de Azevedo
- Ana Carolina Costa Resende
- Andreza Cristina Rangel Prevot
- Ericka Ferreira da Cunha
- Graciane de Souza Rocha Volotão
- Hebert Costa de Abreu
- Helemy dos Santos Ferreira
- Isabel Silveira da Silva Leite
- Isabela Bolorini Jara
- Jéssica Gomes das Mercês Costa
- Lilian Regina Araujo dos Santos
- Lívia Mourinho de Mello
- Lucas Ferreira do Nascimento
- Luiza de Almeida da Cruz Campos
- Marcela Felício de Oliveira Rodrigues
- Marcelle dos Santos Borges da Silva
- Maria Cristina de Queiroz Barbosa
- Mateus Thaler Beck
- Millena Cristina Areas Soares de Quadros
- Natália de Abreu Nascimento
Comissão da Comunicação
- Hebert Costa de Abreu
- Millena Cristina Areas Soares de Quadros
Comissão de Logística
- Amanda Bersacula de Azevedo
- Isabel Silveira da Silva Leite
- Mateus Thaler Beck
Comissão de Programação
- Ericka Ferreira da Cunha
- Graciane de Souza Rocha Volotão
- Lucas Ferreira do Nascimento
Comissão Científica
- Alexandre Ramos de Azevedo
- Andreza Cristina Rangel Prevot
- Ednilsa Carmen de Mendonça
- Francisco Josimar Ricardo Xavier
- Helemy dos Santos Ferreira
- Hosana do Nascimento Ramôa
- Jéssica Gomes das Mercês Costa
- Julia Dionísio Cavalcante da Silva
- Kyrleys Pereira Vasconcelos 1
- Laís de Paula Pereira
- Marcelle dos Santos Borges da Silva
- Mariana Maia Moreira
- Micaelle Rodrigues de Morais 1
- Minna Gondim Marques Rodrigues
- Pablo dos Santos Dias
- Pedro Alves Castro
- Yaçanã Torres do Amaral Sant’ Anna