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Anais dos Seminários Discentes

Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF ISSN: 2965-0119

v. 7 n. 1 (2022). Anais do VII Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF

Volume 7, 2022         ISSN: 2965-0119    Total de trabalhos: 62

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E mesas de debates

Apresentação

Em tempos de questionamentos de direitos e ataques à democracia, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, por meio de sua Representação Discente (Sankofa 2022-2023) e demais discentes que se dispuseram a participar de sua organização, realizou o VII Seminário Discente, em formato remoto, nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2022.

Com o tema “10 Anos da Lei de Cotas: acesso e permanência na Universidade” o eventou visou refletir sobre o momento histórico de lutas e o compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade; conectando-se a muitas outras discussões que estavam acontecendo sobre a primeira década da Lei nº 12.711/2012, por meio da qual se tentou reparar, mesmo que parcialmente, o contexto histórico escravista, de grandes desigualdade sociais no Brasil, que marginalizou e excluiu grupos sociais do Ensino Superior.

Além da discussão em torno do tema central, contemplada tanto através de comunicações orais quanto das mesas de abertura e mesas temáticas que compuseram a programação, cumpriu-se também o propósito de promover espaços de discussão e de reflexão em torno de pesquisas desenvolvidas no campo da Educação, oportunizando momentos de troca de saberes entre pesquisadores da área.

Agradecemos todes que estiveram conosco ao longo deste processo, dos preparativos ao evento em si!

TRABALHOS

Eixo 1: Desigualdade étnico-racial, exclusão e racismo na Educação

A ANGÚSTIA COMO SINAL PARA DESALIENAÇÃO DE NEGROS E NEGRAS – Marcelle dos Santos Borges da Silva

Eixo 4: Direito à Educação: Acesso, Permanência e Qualidade

UM ESTUDO SOBRE OS SIGNIFICADOS DA ESCOLARIZAÇÃO EM UMA ALDEIA GUARANI MBYA – Isabela Figueiredo de Oliveira Borges Silveira; Maria Cecilia Fantinato

A EJA É LUGAR DE (RE) COMEÇOS: O GÊNERO DISCURSIVO RELATO PESSOAL E O GÊNERO DOCUMENTÁRIO COMO FORMAS DE INCENTIVO, AMPLIAÇÃO DA LEITURA DE MUNDO E DEBATE SOCIAL DOS EDUCANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Francis Paula Correa Duarte

FORMAÇÃO E VIOLÊNCIA ESCOLAR: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS – Lívia de Lima Miranda; Valdelúcia Alves da Costa

DO REMOTO AO PRESENCIAL: NARRATIVAS DE PROFESSORANDAS E PROFESSORANDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES – Keyla Gomes Veloso

POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS: EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR – Tatiane Rezende Nunes de Souza; Valdelúcia Alves da Costa

ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR E SATISFAÇÃO COM O CURSO: CONCEPÇÕES DE UNIVERSITÁRIOS DE MATEMÁTICA – Bruno de Alcântara Sousa

ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE: EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FEUFF NA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS – Ianacilda de Lima Carvalho; Valdelúcia Alves da Costa

ESTUDO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: IDEOLOGIA, TRABALHO E CURRÍCULO À LUZ DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE – Marcela Felício de Oliveira Rodrigues; Valdelúcia Alves da Costa

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR E FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA – Michele Morgane de Melo Mattos; Valdelúcia Alves da Costa

AVALIAÇÃO DO INDICADOR A DA META 1 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024): CRIANÇAS SEM ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL – Gisele Coelho de Oliveira

INTERFACES DE PESQUISA: EJA, CURRÍCULO E HISTÓRIAS DE VIDA NO ENSINO DE CIÊNCIAS – Ana Carolina Costa Resende

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA: ESTUDO SOBRE O DIREITO À INCLUSÃO ESCOLAR À LUZ DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE – Márcia da Silva Freitas; Valdelúcia Alves da Costa

PÓS PANDEMIA, EVASÃO E RETENÇÃO: DEIXA O NOVO ENTRAR – Caroline Pereira Marinho da Silva

DESIGUALDADE DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE CRISES POLÍTICA, ECONÔMICA E DE SAÚDE: DAS TENDÊNCIAS ANTERIORES ÀS TRANSFORMAÇÕES ASSOCIADAS À PANDEMIA DE COVID-19 – Alexandre Ramos de Azevedo

Eixo 5: Diversidades sexuais e de gênero
Eixo 6: Infâncias, juventudes e educação

REGISTRAR E DOCUMENTAR NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA, GOIÁS: REFLEXÕES (IM)POSSÍVEIS – José Firmino de Oliveira Neto; Luciana Esmeralda Ostetto 

COM CERTEZA TEM UMA HISTÓRIA AÍ: INFÂNCIA, ESCRITA E ESCOLA CONCEITOS EM (DES)CONSTRUÇÃO – Minna Gondim Marques Rodrigues

REFLEXÕES ACERCA DAS ORIENTAÇÕES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AVALIATIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – Yaçanã Torres do Amaral Sant’ Anna

A FUNÇÃO DAS FAMÍLIAS ACOLHEDORAS NO BRASIL E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA DOS ACOLHEDORES – Natália Capristo Navarro

FESTAS JUNINAS ESCOLARES: DISCUTINDO NO FENÔMENO A PARTIR DO CHÃO DA ESCOLA – Rafael Sammarco Martins

JOVENS DA EDUCAÇÃO POPULAR: INTERFACES ENTRE ESCOLA, TRABALHO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA – Ana Paula da Silva

LIMITES DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO DA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS – Rachel Regina Bolgar dos Santos Pimentel

RODAS DE IMAGENS RODAS DE CONERSAS COM JOVENS DE JARDIM PRI-MAVERA – Nivea Maria da Silva Andrade; Ravelly Machado Soares Güntensperger

JOVENS DE ORIGEM POPULAR: O ACESSO A UNIVERSIDADE – Maria Cristina de Queiroz Barbosa

PARA PENSARMOS EM ALGUMAS PRÁTICAS DE LIBERDADE COM O CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CEJA MARÉ – Andreza Cristina Rangel Prevot

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES NAS PUBLICAÇÕES DOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS – Isabela Lemos da Costa Coutinho

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RIO DE JANEIRO: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO INICIAL DO PERÍODO PANDÊMICO NA REDE ESTADUAL – Lilian Regina Araujo dos Santos; Marcos Vinicius Reis Fernandes; Rony Pereira Leal

Eixo 7: Processos Formativos, Arte, Imaginário e Educação
Eixo 8: Ensino, políticas e educação

REFORMAR PARA DEFORMAR: CRÍTICA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO – Brunno Amâncio Marcos; Carolina Romanazzi Freire

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS SENTIDOS DE COLABORAÇÃO – Monica dos Santos Toledo , Mônica Vasconcellos

ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS NATURAIS/DA NATUREZA NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES – Bruno Venancio; Sandra Escovedo Selles

CONCEPÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS NAS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – Adriana Batista Afonso; Sandra Lucia Escovedo Selles

EDUCAÇÃO DOMÉSTICA NO BRASIL: POR QUE AS ELITES TEMEM TANTO AS ESCOLAS PÚBLICAS? – Luiza Dantas Benttenmüller Amorim

EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE VIVENCIADAS EM UM PROJETO INTERDISCIPLINAR: NARRATIVAS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA – Ana Luiza de Oliveira Nascimento; Cyntia de Souza Bastos Rezende; Neyse Luz Muniz

PRESENÇA DOS DISCURSOS SOBRE DIVERSIDADE NO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA BAHIA – Edinaldo Medeiros Carmo; Jéssica Gomes das Mercês Costa; Sandra Escovedo Selles

A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA NA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: O QUE DEMADA O SETOR PARA A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR COLETIVO INDUSTRIAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO – Livia Mouriño de Mello

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): UMA POLÍTICA EQUALIZADORA? – Diones Bernardes dos Santos Motta; Juliana Rodrigues de Oliveira Souza

COMPLEXIFICANDO O PAPEL DA DIREÇÃO/GESTÃO ESCOLAR: AS TÁTICAS NO CONTEXTO DOS ESTUDOS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO POPULAR – Patricia Gama Temporim Cansi

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTO DE PANDEMIA: DESAFIOS PARA A ESCOLA – Luana Vieira Campos

UM ESTUDO GERACIONAL SOBRE A TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA – Anna Gibson Almeida D’Oliveira; Sandra Escovedo Selles

O CURRÍCULO NARRATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: HISTÓRIAS E NARRATIVAS DE VIDA – Sandra Lúcia Escovedo Selles; Vinicius Cavalcanti de Melo

  • Eixo 1: Desigualdade étnico-racial, exclusão e racismo na Educação
  • Eixo 2: Memória, História e Instituições Educacionais
  • Eixo 3: Democracia, movimentos sociais e culturas
  • Eixo 4: Direito à Educação: Acesso, Permanência e Qualidade
  • Eixo 5: Diversidades sexuais e de gênero
  • Eixo 6: Infâncias, juventudes e educação
  • Eixo 7: Processos Formativos, Arte, Imaginário e Educação
  • Eixo 8: Ensino, políticas e educação

Comissão Científica do VII Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2022

Comissão Científica

  • Alexandre Ramos de Azevedo
  • Andreza Cristina Rangel Prevot
  • Ednilsa Carmen de Mendonça
  • Francisco Josimar Ricardo Xavier
  • Helemy dos Santos Ferreira
  • Hosana do Nascimento Ramôa
  • Jéssica Gomes das Mercês Costa
  • Julia Dionísio Cavalcante da Silva
  • Kyrleys Pereira Vasconcelos
  • Laís de Paula Pereira
  • Marcelle dos Santos Borges da Silva
  • Mariana Maia Moreira
  • Micaelle Rodrigues de Morais
  • Minna Gondim Marques Rodrigues
  • Pablo dos Santos Dias
  • Pedro Alves Castro
  • Yaçanã Torres do Amaral Sant’ Anna

A cada Seminário Discente há um Template

Acesse aqui o Template do VII Seminário Discente

Como citar:

SEMINÁRIO DISCENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – UFF. A angústia como sinal para desalienação de negros e negras. 7, 2022, Niterói – RJ. Anais do VII Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFF. Niterói – RJ: Universidade Federal Fluminense. Disponível em: (inserir URL dos anais). Acesso em: dia, mês e ano.

SOBRENOME, Iniciais do nome. Título da publicação: subtítulo (se houver). In: SEMINÁRIO DISCENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – UFF. A angústia como sinal para desalienação de negros e negras. 7, 2022, Niterói – RJ. Anais do VII Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFF. Niterói – RJ: Universidade Federal Fluminense. Disponível em: (inserir URL dos anais). Acesso em: dia, mês e ano.

Responsável

Representação Discente SANKOFA – 2022/2023

E-mail: ppgeduffrd@gmail.com

Universidade Federal Fluminense – UFF

Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF

Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.

CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.

Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h

 

Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/vii-seminario-discente-ppgedu-uff/

Anais do VII Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF

Ano: 2022

ISSN: 2965-0119

Periodicidade:  Anual

Editores: 

  • Alexandre Ramos de Azevedo (Representação Discente Sankofa 2022-2023)
  • Amanda Bersacula de Azevedo (Representação Discente Ubuntu 2021-2022)

Comissão Organizadora:

  • Alexandre Ramos de Azevedo
  • Amanda Bersacula de Azevedo
  • Ana Carolina Costa Resende
  • Andreza Cristina Rangel Prevot
  • Ericka Ferreira da Cunha
  • Graciane de Souza Rocha Volotão
  • Hebert Costa de Abreu
  • Helemy dos Santos Ferreira
  • Isabel Silveira da Silva Leite
  • Isabela Bolorini Jara
  • Jéssica Gomes das Mercês Costa
  • Lilian Regina Araujo dos Santos
  • Lívia Mourinho de Mello
  • Lucas Ferreira do Nascimento
  • Luiza de Almeida da Cruz Campos
  • Marcela Felício de Oliveira Rodrigues
  • Marcelle dos Santos Borges da Silva
  • Maria Cristina de Queiroz Barbosa
  • Mateus Thaler Beck
  • Millena Cristina Areas Soares de Quadros
  • Natália de Abreu Nascimento

Comissão da Comunicação

  • Hebert Costa de Abreu
  • Millena Cristina Areas Soares de Quadros

Comissão de Logística

  • Amanda Bersacula de Azevedo
  • Isabel Silveira da Silva Leite
  • Mateus Thaler Beck

Comissão de Programação

  • Ericka Ferreira da Cunha
  • Graciane de Souza Rocha Volotão
  • Lucas Ferreira do Nascimento

Comissão Científica

  • Alexandre Ramos de Azevedo
  • Andreza Cristina Rangel Prevot
  • Ednilsa Carmen de Mendonça
  • Francisco Josimar Ricardo Xavier
  • Helemy dos Santos Ferreira
  • Hosana do Nascimento Ramôa
  • Jéssica Gomes das Mercês Costa
  • Julia Dionísio Cavalcante da Silva
  • Kyrleys Pereira Vasconcelos 1
  • Laís de Paula Pereira
  • Marcelle dos Santos Borges da Silva
  • Mariana Maia Moreira
  • Micaelle Rodrigues de Morais 1
  • Minna Gondim Marques Rodrigues
  • Pablo dos Santos Dias
  • Pedro Alves Castro
  • Yaçanã Torres do Amaral Sant’ Anna
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